_Ciência

Assista a menor tabela periódica do mundo ser escrita em um fio de cabelo

Utilizando feixes de íons, nanocientistas escreveram toda a tabela periódica em um único fio de cabelo humano, e filmaram a coisa toda para sua edificação – e garantir que ninguém achasse que era só um efeito de Photoshop. Como um bônus, assista-os escrever uma mensagem de natal em um floco de neve! Os especialistas do […]

Utilizando feixes de íons, nanocientistas escreveram toda a tabela periódica em um único fio de cabelo humano, e filmaram a coisa toda para sua edificação – e garantir que ninguém achasse que era só um efeito de Photoshop. Como um bônus, assista-os escrever uma mensagem de natal em um floco de neve!

Os especialistas do Centro de Nanociência e Nanotecnologia da Universidade de Nottingham foram capazes de encaixar toda a tabela periódica – incluindo todos os actinídeos e lantanídeos conhecidos! – em um único fio de cabelo encaracolado de um professor. Isso é tão minúsculos que a mesma tabela poderia ter sido copiada em um post-it mais de um milhão de vezes e ainda sobraria espaço. Eles acreditam que essa é a menor tabela periódica já escrita. Eis o vídeo que mostra como eles fizeram isso:

E já que estamos em clima de natal, aqui está um outro vídeo da Universidade de Nottingham no qual eles escrevem “Merry Christmas” (“Feliz Natal”) na neve recém caída:

Via [The Periodic Table of Videos e Sixty Symbols]

Sair da versão mobile