Assista ao teste do carro voador com motorista no Japão

Empresa SkyDrive Inc. conseguiu base para certificação recentemente e pode começar a operar dentro dos próximos anos
Imahem: SkyDrive Inc/Reprodução

Os eVTOLs (aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical) são considerados elementos fundamentais para o futuro da mobilidade urbana. As empresas que investem na tendência do carro voador acreditam que terão as licenças necessárias para operar em algumas cidades do mundo até o fim da década. No Japão não é diferente.

banner

A japonesa SkyDrive Inc. é uma das empresas que conseguiram avanços significativos nos últimos anos. E pode ser uma das primeiras a operar comercialmente no mundo oferecendo viagens curtas dentro de zonas urbanas. Inicialmente em território asiático.

Anteriormente, a companhia ficou famosa em 2020, quando realizou um voo bem sucedido de seu “carro voador” com uma pessoa a bordo. O que foi um feito bastante impressionante para a época. Até então, a maioria dos testes realizados em eVTOLs eram com pilotagem remota por questões de segurança.

O teste da SkyDrive, embora bastante controlado, serviu para mostrar aos potenciais investidores que a empresa realmente estava com o projeto em um nível de maturidade bastante elevado. Na ocasião, o voo tímido durou cerca de quatro minutos em uma altitude máxima de cerca de 2 metros.

Assista a seguir ao carro voador em ação no Japão

Há algumas semanas, a companhia conseguiu a base para certificação do Departamento de Aviação Civil do Japão, após discutir padrões de segurança e aeronavegabilidade que o eVTOL deve atender. O avanço pavimenta o caminho para as operações da empresa no futuro.

8 bi? População global pode ter erro de vários bilhões de pessoas

YouTube deixa de funcionar em iPhones e iPads; veja quais

A ideia inicial da cúpula da SkyDrive era iniciar as operações ainda em 2023. Mas a empresa esbarrou em questões regulatórias. E também na necessidade de provar às autoridades locais que o projeto atendia todos os padrões de segurança estabelecidos pelos órgãos de aviação.

A companhia ainda segue otimista e acredita que será uma das primeiras empresas do mundo a oferecer voos em zonas urbanas, mas o processo regulatório e de obtenção de certificações ainda deve demorar mais alguns anos.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas