_Ciência

Assista ao vivo a erupção do vulcão que assusta a Espanha

O vulcão Cumbre Vieja, que tem mais de 125 mil anos, está em erupção há 43 dias.

Imagem: captura de tela

O vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, arquipélago das Ilhas Canárias na Espanha, está há 43 dias em erupção e não tem previsão de quando as atividades vulcânicas irão se encerrar. Após o início da explosão foi emitido nível de alerta vermelho e a ilha precisou ser evacuada rapidamente para garantir a segurança das pessoas.

O Cumbre Vieja tem mais de 125 mil anos e desde o século XV existem registros de áreas habitadas afetadas por erupções do vulcão. Até o momento mais de duas mil construções foram danificadas ou completamente destruídas na ilha de La Palma. As pessoas desalojadas estão sendo amparadas em abrigos geridos por autoridades municipais e Cruz Vermelha.

As erupções também aumentaram a frequência de terremotos na região. Em alguns dias foram registrados mais de 40 abalos sísmicos. A maioria dos tremores acontecem em profundidades superiores a 10 km. E não se engane, apesar da profundidade, os tremores podem ser de alta magnitude e, a depender da intensidade, pode ser sentido na superfície.

Quando o vulcão entrou em erupção, muitos brasileiros ficaram temerosos com a notícia de que a costa do nordeste brasileiro pudesse ser atingida por um tsunami. Apesar das postagens assustadas de usuários de redes sociais, a possibilidade foi rapidamente descartada por especialistas.

Caso você queira acompanhar as atividades vulcânicas em La Palma, é possível ver em tempo real tudo o que acontece por lá. Alguns canais do YouTube estão transmitindo tudo o que ocorre na ilha espanhola 24 horas por dia, confira alguns deles abaixo:

Canal oficial do portal El País

Canal Oficial El Mundo

Canal Volcanoverso

Canal AfarTV

Sair da versão mobile