
Astronauta da ISS faz time lapse incrível de aurora colorida; assista
O astronauta da NASA Jonny Kim, atualmente a bordo da ISS, registrou um time lapse incrível de auroras coloridas na Terra.
As imagens de Kim mostram uma sequência de auroras no céu e fenômenos na superfície da Terra, deixando o registro ainda mais incrível.
Jonny Kim, ex-fuzileiro naval dos EUA, foi à ISS a bordo da nave russa Soyuz, sendo o engenheiro de voo da Expedição 73, que se encerrará em novembro.
Antes de fazer o time lapse, que seria o primeiro do astronauta da ISS, Kim buscou ajuda de sua colega de tripulação, Nichole Ayers. Conhecida como “Vapor”, Ayers é famosa por publicar fotos incríveis da ISS nas redes sociais.
I love sunrises in space just as much as I do on Earth.
Just look at the cloud heights and depth out on the Earth’s limb. pic.twitter.com/HzcXG7wx8O
— Nichole “Vapor” Ayers (@Astro_Ayers) June 10, 2025
Em uma publicação no X (antigo Twitter), o astronauta agradece a colega pelas dicas. Desse modo, o astronauta conseguiu criar um time lapse mostrando o pôr do sol visto pela ISS e as auroras brilhantes passando pelo sudoeste da Ásia e Austrália no fim do vídeo.
Vale ressaltar que, na ISS, a noite dura somente 45 minutos, correspondendo ao período em que a estação passa pela através da sombra da Terra em cada órbita.
“Graças às dicas da Vapor, consegui registrar minha primeira aurora,” disse o astronauta na publicação que mostra o time lapse gravado na ISS.
“Após o resultado, contei à Nichole que é o processo [de criação do time lapse] é como pescar. Preparar a câmera, o ângulo, a montagem e, em seguida, ajustar o timer e ficar na expectativa de ter capturado algo”. Na analogia, o time lapse das auroras brilhantes deixou o astronauta da ISS tão encantado que ele também “foi fisgado”.
Veja:
My first time-lapse. Thanks to some instruction and tips from @Astro_Ayers, I caught my first aurora. After seeing the result, I told her this felt like fishing. Prepping the camera, the angle, the settings, the mount, then setting your timer and coming back to hope you got a… pic.twitter.com/RgEaq50E5p
— Jonny Kim (@JonnyKimUSA) June 6, 2025
A ISS trafega em uma velocidade média de 28 mil km/h e completa 16 órbitas ao redor da Terra diariamente. As fotos das auroras representam, portanto, as oportunidades dos astronautas da ISS, ou melhor, o ponto de vantagem, para registrar espetáculos espaciais. O time lapse de Jonny Kim oferece um vislumbre desse ponto de vantagem de fora do planeta.