
Astronauta mais velho da NASA grava fenômeno raro do espaço
Don Pettit, o astronauta mais velho em atividade e famoso por suas imagens do espaço, conseguiu gravar um raro fenômeno atmosférico diretamente da Estação Espacial Internacional (ISS).
Pettit, que em janeiro publicou uma foto considerada a melhor já tirada da ISS, conseguiu gravar o fenômeno chamado “Eventos Luminosos Transientes”, ou TLEs, da sigla em inglês. Esses eventos são flashes brilhantes de luzes coloridas com velocidades superiores a de relâmpagos, comumente chamados de “sprites”.
O veterano astronauta conseguiu gravar o incrível vídeo do raro fenômeno quando a ISS orbitava a Amazônia, registrando o momento por uma perspectiva de cima, ou seja: com a Terra diretamente abaixo da estação.
Em uma publicação no X (antigo Twitter), Pettit destaca o quão raro é o fenômeno e a beleza do registro graças ao enquadramento fotográfico, que segue um ângulo nadiral.
“Então, eu sei que isto aqui pode parecer um pouco estranho, mas mexe com a sua essência ‘Super-Nerd’: uma visão nadiral de Eventos Luminosos Transientes, ou raios da atmosfera superior”, diz o tweet.
Pettit explica que conseguiu gravar seis segundos de “sprites” e jatos azuis — os raios que compõem o raro fenômeno observado pelo astronauta diretamente do espaço. Veja:
OK, this is kind of out there and caters to your inner Uber-Geek. Nadir view of Transient Luminous Events (TLE ) or upper atmospheric lightning. This clip real time is about 6 seconds over the Amazon basin and shows a number of TLE displays from Sprites to blue jets from a… pic.twitter.com/IE0Edtm2Rl
— Don Pettit (@astro_Pettit) April 3, 2025
Apesar de raro, não é a primeira vez que astronautas da ISS registram fenômenos raros como Eventos Luminosos Transientes do espaço. Em junho de 2024, o astronauta Matthew Dominick também conseguiu gravar “sprites vermelhos” da ISS.
No mês seguinte, Dominick registrou uma aurora boreal e um meteoro passando pela Terra ao mesmo tempo.
Pettit chegou à ISS em setembro do ano passado. Desde então, o astronauta grava e fotografa fenômenos raros e incríveis do espaço.
Aliás, um dia após gravar o raro fenômeno, o veterano astronauta registrou uma aurora austral entre a Austrália e a Antártida. Pettit afirmou que a vista dos astronautas da missão que circularam os polos deveria ser ainda melhor.
Aurora seen today from @Space_Station while orbit was passing between Australia and Antartrica; photographer @astro_jannicke now on the private FRAM2 space mission will be having an even better view in their polar orbit. pic.twitter.com/8IIiWBDtu8
— Don Pettit (@astro_Pettit) April 4, 2025