Astronauta revela tensão entre americanos e russos a bordo da ISS

Astronautas e cosmonautas têm discutido sobre assuntos internacionais - mais especificamente, sobre as representações russas em filmes de Hollywood. Entenda
Astronauta revela tensão entre americanos e russos a bordo da ISS

Após retornar à Terra em uma espaçonave russa, o astronauta americano Mark Vande Hey revelou que a tensão em torno da invasão da Ucrânia também está afetando o clima com os russos a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).

Em entrevista para o Washington Post, o astronauta disse que as coisas não eram agradáveis em órbita, principalmente quando todos os tripulantes da ISS se reuniam para assistir a filmes de ação de Hollywood, que mostravam uma visão americana estereotipada e preconceituosa dos russos.

“A certa altura, percebi que todos os bandidos eram russos. Isso meio que me dá calafrios só de pensar nisso porque, em um ponto, eu olhei para meus companheiros de tripulação cosmonautas e disse: ‘O que isso desperta em vocês?’ E eles disseram: ‘É meio assustador quando vemos que todo mundo nos EUA estava retratando os russos como os bandidos’”, disse Hey.

Para evitar a situação desagradável e tornar a sessão semanal de cinema menos estranha, foi acordado que cada tripulante teria a oportunidade de escolher um filme que gostaria de compartilhar com os demais.

Russos estão de saída da ISS

Apesar da tensão sobre assuntos internacionais, o americano disse que os cosmonautas com quem trabalhou no espaço eram muito queridos e que eles serão amigos pelo resto de sua vida. Ele também ressaltou que foi a colaboração com os russos que proporcionou o programa da estação espacial.

Ele lembrou ainda que treinou junto com os russos para a missão e afirmou que é fácil odiar alguém ou um grupo de pessoas que não se conhece. “Acho que a chave para todos os envolvidos é apenas tentar ser curioso sobre a perspectiva da outra pessoa e ser humilde o suficiente para reconhecer que talvez não entendamos bem o suficiente e tentar continuar fazendo perguntas”, afirmou o astronauta americano.

Atualmente, a ISS é um dos poucos programas de cooperação internacional que ainda não foi afetado pela guerra na Ucrânia. A expectativa da NASA é que o laboratório orbital continue operacional até 2030, porém o contrato entre os países está vigente apenas até 2024.

Recentemente, os russos já sinalizaram que não pretendem estender esse contrato, pois eles pretendem lançar sua própria estação espacial orbital, assim como implantar – em conjunto com os chineses — um laboratório de pesquisa na Lua.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas