Dois astronautas chineses realizaram a primeira caminhada espacial da missão Shenzhou-12 neste domingo (4). De acordo com informações da Agência Espacial da China, Liu Boming e Tang Hongbo passaram quase sete horas fora da espaçonave.

Os taikonautas, nome dado aos astronautas da China, estão completando a instalação da estação espacial chinesa Tiangong. Dessa vez, o objetivo dos profissionais era aumentar o alcance da câmara panorâmica que fica na parte externa do módulo e testar o braço robótico da estação.

“As primeiras atividades extraveiculares do país foram um sucesso total. As tarefas programadas, incluindo instalação de equipamentos, foram realizadas com estreita coordenação entre o espaço e o solo, bem como entre os astronautas dentro e fora da espaçonave”, declarou a agência, em nota.

Os três astronautas a bordo da espaçonave Shenzhou-12 foram enviados ao espaço e entraram em Tianhe em 17 de junho. Desde então, realizaram uma série de tarefas conforme o planejado. Segundo o jornal britânico The Guardian, esta foi a primeira de duas caminhadas espaciais planejadas para a missão, ambas com duração prevista de seis ou sete horas. Além disso, foi a primeira vez desde 2008 que astronautas chineses saíram de suas espaçonaves.

Assine a newsletter do Gizmodo

No vídeo abaixo, é possível assistir à transmissão ao vivo dos astronautas realizando as tarefas: