O engenheiro de voo da Estação Espacial Internacional, T. J. Creamer, enviou o primeiro tweet do espaço. Será que ele usou as antenas em forma de mamilos pra transmitir dados para a Terra? Não. De acordo com a NASA, ele usou a "conexão sem fio definitiva", que na verdade é uma ideia bem esperta.

A nova rede se chama "Crew Support LAN", uma atualização de software que permite a astronautas usar a internet como usariam de suas próprias casas. Isso só acontece durante o tempo em que a ISS está transmitindo dados para as estações terrestres em alta velocidade, usando banda Ku. No entanto, no espaço isso não é tão simples quanto abrir o Firefox.

Os astronautas entram em um programa de área de trabalho remota nos laptops deles, para controlar um computador que fica na Terra. Então, enquanto o computador na Terra acessa a internet sem restrições, os astronautas da ISS não "tocam" a internet com os laptops deles. Uma forma simples, mas bastante esperta de evitar problemas de segurança a bordo da estação espacial.

Esta conexão é puramente para uso pessoal, já que a tripulação já tem e-mail, telefone VoIP e videoconferência. De acordo com a NASA, o uso pessoal "estará sujeito às mesmas diretrizes de uso de computador de funcionários do governo na Terra". Ou seja, nada de pornografia ou torrents para os caras lá do espaço. [NASA]