_NASA

Astronautas da Nasa andam pelo espaço para consertar antena; assista

Astronautas estão na área externa da Estação Espacial Internacional para trocar uma antena de comunicação danificada. E o legal é que dá para acompanhar toda a ação pelo YouTube

Imagem: NASA/Reprodução

Nesta quinta-feira (2), astronautas da Nasa vão dar uma caminhada pelo espaço — a 245° da história partindo da Estação Espacial Internacional (ISS). Eles não vão a passeio: a missão tem o objetivo de consertar uma antena de comunicação na área externa da ISS. 

A dupla Thomas Marshburn e Kayla Barron, que chegaram ao laboratório orbital a bordo da cápsula Crew Dragon, da SpaceX, no dia 11 de novembro. Esta é a primeira caminhada para Kayla Barron e a quinta para Thomas Marshburn. Estima-se que ela deva durar cerca de seis horas e meia. 

A missão estava prevista para a última terça-feira (30), mas foi adiada, como você viu aqui no Gizmodo, devido a um aviso de risco de detritos. Apesar de não ter sido confirmado, especula-se que o cancelamento tenha relação com a recente missão russa que explodiu um satélite no espaço, gerando milhares de pedaços de lixo espacial.

A caminhada teve início às 8h15 (horário de Brasília), e está sendo transmitida ao vivo pelo site Space.com e também pelo canal oficial da Nasa no YouTube (como você pode ver abaixo). Nestes links, é possível acompanhar os astronautas realizando reparos em uma antena localizada na área externa do laboratório.

A antena tem como principal função enviar sinais de voz e dados para a Terra, mas autoridades relataram em setembro que ela já não estava funcionando adequadamente. Agora, os engenheiros devem substituir a ferramenta de 20 por uma nova, com auxílio de uma equipe maior de astronautas que está controlando questões mais operacionais. 

A falha na antena não apresenta grande impacto para as operações da ISS, mas os cientistas devem trocá-la para evitar redundâncias na comunicação. 

Sair da versão mobile