_Comida

Em breve os astronautas poderão assar pão no espaço

O experimento Bake In Space afirma ter criado uma receita única e segura para se fazer pães no espaço

Viver no espaço é uma experiência repleta de desafios. Entre eles, lutar contra o vazio da solidão e lidar com uma seleção limitada de alimentos. Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) têm a tortura particular de estarem tão próximos à Terra e, ainda assim, tão longe de todas as suas delícias saborosas. Mas uma empresa alemã está determinada a resolver isso, levando nosso melhor bem assado aos corajosos humanos na fronteira final.

• Este macarrão futurista que muda de forma foi inspirado em Star Wars
• Série fotográfica mostra como seria a comida em uma distopia induzida pela mudança climática

O Bake In Space (“Assar no Espaço”, em tradução livre) é um delicioso experimento que busca criar um pão livre de migalhas para os astronautas. Pães raramente estiveram no espaço, devido ao fato de que as migalhas podem entrar nos equipamentos a bordo da nave ou nos globos oculares dos astronautas. O Bake in Space espera que sua receita e seu forno únicos criem um alimento livre de migalhas que qualquer um possa saborear sem temer a morte iminente.

A empresa planeja lançar seu experimento — que inclui ingredientes e equipamentos para preparar um rolo de pão alemão — com o astronauta Alexander Gerst, que vai para a ISS em abril de 2018. Além de oferecer uma alternativa à comida de astronauta desidratada, o Bake In Space espera fornecer a nossos amigos no espaço um sabor de casa.

“Para melhorar o bem-estar dos astronautas em missões de longa duração, como uma para a base na Lua ou para Marte, a comida tem um papel essencial”, escreveu a companhia em seu site. “Além de ser uma fonte de nutrição, o cheiro de pão fresquinho evoca memórias de felicidade geral e é um importante fator psicológico.”

Aqui na Terra, a esperança é de que a missão abra novas portas para a produção de receitas no espaço.

“Acho que assar qualquer coisa no espaço seria realmente fantástico”, contou ao Gizmodo a confeiteira Miranda Bucciero, de Nova York. “Eu faço principalmente decoração de bolos, então o conceito de tentar gelar um bolo no espaço é bem legal de se pensar (e provavelmente seria bem divertido de se assistir), mas os brownies provavelmente funcionariam melhor — aquele tipo de brownie com consistência de fudge.”

Blogueira de comida e autora de livros de receitas, Molly Yeh concordou que bolos no espaço seriam o objetivo final. Mas que, para o futuro próximo, algo como a mistura de pão da IKEA poderia ser mais factível.

“Tudo que você precisa fazer é acrescentar água à caixa e balançar”, contou Yeh ao Gizmodo.

O Gizmodo entrou em contato com o Bake In Space para obter mais detalhes sobre sua receita, e vamos atualizar esta publicação se tivermos uma resposta.

[New Scientist]

Imagem do topo: Reprodução

Sair da versão mobile