_Espaço

Astrônomos explicam o que é aquele objeto misterioso em rota de colisão com a Terra

Você já deve saber que um aglomerado de detritos, apelidado de WT1190F, vai cair na atmosfera da Terra - e cientistas têm uma boa ideia do que está chegando

Você já deve saber que um aglomerado de detritos, apelidado de WT1190F, vai cair na atmosfera da Terra – e os cientistas têm uma boa ideia do que está chegando.

O WT1190F foi descoberto em 2013 pela Catalina Sky Survey, um projeto para descobrir cometas e asteroides, e também para encontrar objetos próximos à Terra – como detritos espaciais. Ele está orbitando a Terra a cada três semanas em uma trajetória altamente não-circular.

“O objeto é bem pequeno, tem no máximo dois metros de diâmetro, e uma fração significativa – se não inteira – deve queimar completamente na atmosfera”, diz Tim Flohrer, da Agência Espacial Europeia.

Especialistas conseguiram estimar a densidade do objeto, e ela é muito menor do que um material rochoso – ou seja, quase certamente não é um asteroide. “Esta densidade é de fato compatível com um objeto oco, tal como a fase superior de um foguete”, diz Detlef Koschny, da ESA.

Portanto, o objeto misterioso é muito provavelmente uma parte de um foguete descartado. Se ele não queimar totalmente na atmosfera, alguns pedaços devem cair a 100 km do litoral de Sri Lanka – o que não é suficiente para causar quaisquer riscos. De um jeito ou de outro, a ESA promete um “show espetacular”, mesmo que por alguns segundos, quando o objeto brilhar no céu do meio-dia.

Mesmo assim, os astrônomos continuarão atentos: ao longo das próximas semanas, a ESA “vai implementar campanhas de observação para coletar o máximo de dados possível sobre esse objeto”.

Afinal, como lembra a agência espacial, é raro ver um objeto em órbita distante voltar ao nosso planeta – ele está a uma distância duas vezes maior que Terra e Lua. E esta é uma oportunidade para testar se estamos realmente preparados para um asteroide: os componentes para análise, desde a descoberta até o impacto, são todos bem semelhantes.

Agora é esperar até o objeto atingir a Terra na sexta-feira, 13 de novembro. Sim, uma sexta-feira 13.

[ESA]

Foto por StarryEarth/Flickr

Sair da versão mobile