_Asus

Asus troca CEO e promete apostar forte em smartphones gamers

Parece que a briga pelo mercado móvel fez mais uma vítima. A Asus anunciou que o CEO da companhia, Jerry Shen, vai deixar a companhia após uma restruturação corporativa. Começando em 1º de janeiro, Shen vai ser substituído pelo chefe da área de PC, S.Y. Hsu, e o líder de serviço global ao consumidor, Samsung […]

Asus

Parece que a briga pelo mercado móvel fez mais uma vítima. A Asus anunciou que o CEO da companhia, Jerry Shen, vai deixar a companhia após uma restruturação corporativa. Começando em 1º de janeiro, Shen vai ser substituído pelo chefe da área de PC, S.Y. Hsu, e o líder de serviço global ao consumidor, Samsung Hu, que serão co-CEOs.

[Review] Zenfone 5: eu te conheço de algum lugar?

Durante o seu tempo na Asus (incluindo 11 anos como CEO), Shen foi responsável por uma série de grandes sucesso da empresa, como o Eee PC, que lançou uma geração inteira de netbooks de baixo custo e com baixo consumo de bateria nos anos 2.000, além da série de máquinas ZenBook e Transformer. Shen também supervisionou a criação de alguns produtos inovadores (embora tivessem falhas) como o Asus PhonePad, que incluía um smartphone que poderia ser encaixado em uma capa de tablet.

Mas o problema real da Asus é que parece que eles estão com problemas no ramo de smartphones, que a companhia registrou uma perda de cerca de US$ 160 milhões recentemente relacionada a “perda de inventário”. Em alguns mercados, como Índia e Brasil, a série ZenFone tem bastante sucesso, embora em outros mercados, como o americano, a série ZenFone é praticamente desconhecida, com apenas algumas pessoas se lembrando de aparelhos como o ZenFone 2, que contava com um chip da Intel e que não era das melhores opções do mercado.

Embora a Asus tenha dito que a série ZenFone vai continuar, parece que o novo plano da companhia é focar na linha ZenFone só que voltada para jogos móveis e usuários avançados, o que parece algo parecido com o que já vimos com o Asus ROG Phone.

E embora muita gente — especialmente, no Ocidente onde jogos móveis não são tão famosos quanto na Ásia — pode ter dúvidas sobre a necessidade de existir smartphones voltados para games, dado o pouco tempo que a categoria existe, isso pode dar a Asus uma forte identidade no que diz respeito a smartphones, enquanto a companhia mantém seu catálogo com a marca gamer ROG de desktops, laptops e acessórios.

[Business Next via Engadget]

Sair da versão mobile