_Ciência

Asus e Apple são consideradas marcas mais confiáveis para desktops e laptops

Em uma pesquisa anual, realizada pela revista PC World com 79.000 leitores nos EUA, a Asus e a Apple foram consideradas as marcas mais confiáveis para computadores de mesa e notebooks. Isto é, os produtos são os mais confiáveis e, quando há falhas, o suporte técnico resolve melhor os problemas. Nas últimas posições, ficaram a Dell e a HP, situação que se repete há anos na pesquisa. A PC World também classificou fabricantes de smartphones, HDTVs, câmeras e impressoras.

Em uma pesquisa anual, realizada pela revista PC World com 79.000 leitores nos EUA, a Asus e a Apple foram consideradas as marcas mais confiáveis para computadores de mesa e notebooks. Isto é, os produtos são os mais confiáveis e, quando há falhas, o suporte técnico resolve melhor os problemas. Nas últimas posições, ficaram a Dell e a HP, situação que se repete há anos na pesquisa. A PC World também classificou fabricantes de smartphones, HDTVs, câmeras e impressoras.

Quem saiu na frente no mundo dos smartphones foi a Motorola, liderando o ranking de confiabilidade do produto, com a Apple e a HTC vindo a seguir. Mas, quanto à facilidade de uso, a Apple e o iOS ficaram na frente da Motorola/HTC, que usam principalmente Android em seus aparelhos. Quem perde tanto em confiabilidade como em usabilidade é a RIM, fabricante do BlackBerry.

No ranking das HDTVs, a Panasonic, LG e Sony ficaram na frente, e na lanterninha temos a ViewSonic, JVC e Toshiba. Dentre as câmeras digitais, as marcas Panasonic, Canon e Casio foram consideradas as mais confiáveis; Kodak, Sanyo e Olympus ficaram no fim da lista. E, finalmente, impressoras: enquanto Canon, Brother e Epson têm maior confiabilidade e serviço pós-venda, as tradicionais HP, Lexmark e Kodak são consideras as piores nesses quesitos.

Os resultados da pesquisa valem para os EUA, mas os dados dão um bom indicativo das marcas mais preocupadas com o consumidor, e em um mercado onde a concorrência é mais acirrada. E situação do pós-venda no Brasil pode ser diferente: como você pode ver no vídeo abaixo, tem gente nos EUA que pronuncia errado a marca Asus como "asses" – "bundas" em inglês. (A pronúncia certa em inglês é "assús", de "Pegasus"). Vai que eles ganharam uns pontos a mais por isso… [PCWorld via Tecnoblog]

Sair da versão mobile