A Asus não é muito conhecida aqui por seus smartphones, mas eles têm um híbrido de tablet e smartphone que chama a atenção: o Padfone. Agora a Asus, antes dedicada ao Android, diz que quer fabricar Windows Phones também – e até mesmo um híbrido com Windows. Mas como?

Em entrevista ao Wall Street Journal, o vice-presidente de produtos móveis da Asus, Benson Lin, diz que está em negociações com a Microsoft para licenciar o Windows Phone 8 e lançá-lo em smartphones, ainda sem prazo definido.

Mas Lin diz algo curioso: “eu acho que nosso conceito do Padfone, o celular mais tablet, faz sentido para o Windows 8”.

Talvez ele não esteja familiarizado com a plataforma Windows, já que a Microsoft não oferece um sistema feito tanto para tablets como para smartphones – há o Windows 8/RT de um lado, e o Windows Phone 8 de outro.

Ou talvez ele saiba de algo que nós não sabemos. Bem, o Windows Phone 8 tem o mesmo kernel do Windows 8/RT – o que leva até a mensagens de erro inusitadas – então é possível que alternar entre o sistema para celulares e o OS para tablets seja mais fácil do que parece.

E quem sabe a próxima versão do Windows, de codinome Blue, traga novidades nesse sentido. Segundo o The Verge, esta atualização levará o Windows 8 para telas menores e poderá tornar Windows 8 e Windows Phone ainda mais próximos. Acredita-se que o Blue seja lançado ainda este ano – o tal Padfone com Windows, no entanto, não tem data para chegar. [WSJ via The Verge]