É verdade que os celulares compactos saíram de moda em favor de telas cada vez maiores. Só que o novo Asus Zenfone 8 aposta justamente em um design menor, e de certa forma bastante desproporcional ao seu irmão maior, o Zenfone 8 Flip, que tem uma tela e quase 6,7 polegadas.

O Zenfone 8 tem quase o mesmo tamanho que o Pixel 5. Mas em vez de um processador intermediário Snapdragon 765G, a Asus colocou o chip Snapdragon 888, usado em aparelhos topo de linha. E isso fica ainda mais impressionante levando em conta que o dispositivo custa US$ 600 — US$ 100 a menos que o Pixel 5.

O Zenfone 8 possui uma tela de 5,9 polegadas FHD+ (2.400 x 1.080 pixels) AMOLED fabricada pela Samsung com taxa de atualização de 120 Hz, opções de 6 ou 8 GB de RAM, e 128 ou 256 GB de armazenamento interno. Há ainda entrada P2 para fone de ouvido e um leitor de impressão digital sob o display. Não há entrada para cartão microSD, o que significa que a configuração que o consumidor comprar é aquela e ponto final.

Curiosamente, embora o Zenfone 8 não compartilhe o mesmo design do ROG Phone 5, a Asus injetou um pouco de DNA de jogos no dispositivo, incluindo suporte para Game Genie, que permite ajustar as configurações, liberando mais RAM em segundo plano, bloquear notificações e um monte de outros recursos para serem usados durante a jogatina.

Na parte traseira, são apenas duas câmeras: a principal tem 64 MP e é um sensor Sony IMX686; a secundária é uma lente ultra-angular IMX363 com sensor de 12 MP. Completando o pacote temos uma bateria de 4.000 mAh e um corpo de vidro e metal com certificação IP68 contra água e poeira.

Imagem: Sam Rutherford/Gizmodo

Embora eu tenha tido pouco tempo para brincar com o Zenfone 8, e destacando o preço e especificações, ele já se tornou meu celular compacto favorito de 2021. O Xperia 5 Mark III, que deve ser lançado ainda neste ano, além dos novos Pixels, também devem ser aparelhos menores. Mas, por enquanto, o smartphone da Asus aparece no topo da minha lista.

Além do Zenfone 8, a Asus anunciou o Zenfone 8 Flip, que possui uma tela enorme de 6,67 ​​polegadas e um módulo de câmera giratória que usa uma dobradiça para capturar fotos na frente ou atrás do telefone. Por conta desse design, o dispositivo tem uma tela frontal com 92% de aproveitamento e taxa de atualização de 90 Hz. A bateria tem 5.000 mAh.

Assine a newsletter do Gizmodo

Nos EUA, a Asus vai vender apenas o Zenfone 8 tradicional. Ainda não há previsão de quando os dois dispositivos chegarão ao Brasil.