_Drones

Ataque de drones em instalações de petróleo interrompe metade da produção da Arábia Saudita

Estima-se que o ataque com drones, realizado por rebeldes houthis, tenha interrompido cerca de 5% da produção mundial de petróleo.

Resultados de um ataque de drones à instalação de processamento de petróleo de Abqaiq, na Arábia Saudita, em 14 de setembro de 2019, supostamente realizada por rebeldes Houthi. Foto: Validated UGC (AP)

A Arábia Saudita fechou aproximadamente metade de sua capacidade de produção de petróleo após “ataques coordenados de drones em instalações [na sua] Província Oriental” atearem fogo no campo de petróleo de Hijra Khurais e Abqaiq, a maior instalação de estabilização de petróleo do mundo, informou o Wall Street Journal.

Os rebeldes houthis do Iêmen, que assumiram o controle da capital do país, San’a, em 2014 e foram alvos da Arábia Saudita em uma campanha violenta contra insurgência que matou milhares de civis, se declararam responsáveis pelo ataque, segundo o Journal. O governo da Arábia Saudita não atribuiu nenhuma culpa e não houve relatos imediatos de mortes, escreveu o jornal, embora estima-se que o ataque tenha interrompido cerca de 5% da produção mundial de petróleo. Também é provável que prejudique a próxima oferta pública inicial da gigante estatal Saudi Aramco, talvez a maior do mundo.

Imagens de satélite dos resultados de um ataque de drones à instalação de processamento de petróleo de Abqaiq, na Arábia Saudita, em 14 de setembro de 2019, supostamente realizada por rebeldes Houthi. Foto: Visão Mundial da NASA (AP)

Um painel de especialistas disse ao Conselho de Segurança das Nações Unidas que os houthis haviam adquirido tecnologia de drones do Irã em janeiro de 2018, segundo o New York Times. Embora eles tenham usado ataques de drones antes, a uma distância de 800 quilômetros do Iêmen, este ataque seria mais profundo no território saudita do que em missões anteriores e (se acreditarmos nos rebeldes) envolveu 10 drones. De acordo com a agência de notícias Associated Press, as capacidades de drones dos houthis aumentaram constantemente de modelos prontos para o mercado para “versões quase idênticas aos modelos iranianos”, com as Nações Unidas, as nações do Golfo e o Ocidente dizendo que o Irã forneceu armas aos rebeldes.

A AP escreveu que há algumas indicações de que as forças de segurança sauditas tentaram derrubar os drones, aparentemente com sucesso limitado:

O primeiro relato do ataque ocorreu em vídeos online de incêndios gigantes nas instalações de Abqaiq, a cerca de 330 quilômetros a nordeste da capital saudita, Riad. O tiro de metralhadora pode ser ouvido em vários clipes junto com a primeira chamada muçulmana do dia às orações, sugerindo que as forças de segurança tentaram derrubar os drones pouco antes do amanhecer…À luz do dia, a televisão estatal saudita exibiu um segmento com seu correspondente local perto de um posto de controle da polícia, havia uma espessa nuvem de fumaça visível atrás dele.

Os incêndios começaram depois que os locais foram “atacados por drones”, disse o Ministério do Interior em comunicado divulgado pela Agência de Imprensa Saudita. Segundo o veículo estatal, uma investigação estava em andamento.

Um porta-voz militar houthi, Yahia Sarie, disse no canal de notícias por satélite Al-Masirah, administrado pelo grupo, que as forças rebeldes haviam recebido “inteligência” da Arábia Saudita e que “a única opção para o governo saudita é parar de nos atacar”, a AP escreveu.

O Iêmen é o país mais pobre da região árabe, e a guerra civil que começou lá em 2015 se transformou em uma das maiores catástrofes humanitárias em andamento no mundo. O Projeto de Localização de Conflitos Armados e Dados de Eventos, com sede nos EUA, estima que cerca de 90.000 pessoas morreram como resultado do conflito, segundo a AP, e a coalizão liderada pela Arábia Saudita e apoiada pelos EUA teria se envolvido em atrocidades , como o bombardeio de mercados, hospitais, casamentos e, em um caso, um ônibus carregando dezenas de crianças.

A ONU declarou no ano passado que a maioria das vítimas foi resultado de ataques aéreos da coalizão, e não da ação de Houthi, embora o Grupo de Especialistas Eminentes Internacionais e Regionais do presidente do Iêmen, Kamel Jendoubi, tenha dito: “Há poucas evidências de qualquer tentativa das partes no conflito para minimizar as vítimas civis”. Nada disso, no entanto, gerou uma barreira entre a Arábia Saudita e a administração de Donald Trump, que apoiou o príncipe herdeiro do país, Mohammed bin Salman, por meio do desastroso empreendimento militar e acusações de outras violações de direitos humanos, desde o assassinato de um jornalista dissidente à repressão generalizada dos dissidentes.

Como observou o Jerusalem Post, o ataque de sábado é uma grande escalada não apenas porque os rebeldes estão provando repetidamente que podem realizar ataques de drone de longo alcance e precisão, mas porque servirá apenas para aumentar as tensões entre os EUA e o Irã que vêm crescendo desde que Trump decidiu se afastar de um acordo de 2015 destinado a limitar o escopo do programa nuclear do Irã.

“É uma façanha tecnológica impressionante, mas preocupante”, disse à CNN James Rogers, pesquisador visitante do Departamento de Estudos Internacionais de Segurança da Universidade de Yale. “Ataques de precisão de longo alcance não são fáceis de serem feitos e o fato de ter causado incêndios substanciais em Abqaiq e Khurais destaca que este drone tem um grande potencial explosivo”.

Sair da versão mobile