_Cibersegurança

Ataques internacionais roubam mais de 1TB de dados por dia dos Estados Unidos

De acordo com um relatório obtido pelo The Verge, analistas da empresa de segurança na internet Cymru descobriram um grande ataque estrangeiro em empresas que de alguma forma consegue roubar mais de um terabyte de dados por dia. Alvos internacionais confirmados incluem instalações militares e acadêmicas, além de um grande mecanismo de busca, entre outros. […]

De acordo com um relatório obtido pelo The Verge, analistas da empresa de segurança na internet Cymru descobriram um grande ataque estrangeiro em empresas que de alguma forma consegue roubar mais de um terabyte de dados por dia. Alvos internacionais confirmados incluem instalações militares e acadêmicas, além de um grande mecanismo de busca, entre outros.

Por mais que o relatório não especifique nomes dos potenciais suspeitos, o diretor da Cymru Steve Santorelli reconheceu que o grupo quase certamente foi financiado por algum estado, descrevendo o crime como “roubo na internet em nível industrial.”

O relatório aparece apenas uma semana depois da empresa de segurança Mandiat detalhar os ataques de um equipamento de espionagem chinês chamado APT1, que pode ter roubados centenas de terabytes de dados de 141 organizações dos Estados Unidos. Mas isso não necessariamente nos ajuda neste caso, como ressalta o The Verge:

Pode ser qualquer um de uma dúzia de países por trás dos ataques, o que é uma parte do problema. Enquanto a China atingiu as manchetes, os especialistas entrevistados para esta matéria dizem que a ameaça para a propriedade intelectual dos Estados Unidos e para a infraestrutura da internet é muito mais ampla do que apenas um país. De acordo com analistas e pesquisadores, nossas redes são atacadas todos os dias por uma variedade de bandidos digitais, espiões eletrônicos e grupos terroristas.

Então com esses ataques acontecendo em uma escala massiva, nada menos do que uma intervenção governamental pode melhorar o problema de defesa cibernética neste momento. Por mais que, agora – e esta é a parte mais assustadora – pode ser tarde demais. [The Verge]

Sair da versão mobile