Atenção: a web não é de domínio público

Lá em 2005, uma moça chamada Monica Gaudio escreveu um texto bacana sobre receitas de tortas de maçã para um blog entusiasta de cozinha medieval. Cinco anos depois, o seu post apareceu palavra por palavra, sem compensação ou permissão, na revista Cooks Source. E essa nem é a pior parte da história. 

Lá em 2005, uma moça chamada Monica Gaudio escreveu um texto bacana sobre receitas de tortas de maçã para um blog entusiasta de cozinha medieval. Cinco anos depois, o seu post apareceu palavra por palavra, sem compensação ou permissão, na revista Cooks Source. E essa nem é a pior parte da história. 

Supondo que o episódio não havia sido mais do que um erro sincero, Monica entrou em contato com a Cooks Source — uma publicação sem fins lucrativos, com uma circulação de 17.000 − 28.000 leitores – pedindo primeiro por um esclarecimento, e então por uma compensação (na forma de uma doação de US$ 130 para a Columbia J-School) e um pedido de desculpas impresso. Em vez disso, o que ela ganhou de volta foi esta resposta da editora Judith Griggs:

Mas honestamente, Monica, a web é considerada de "domínio público" e você deveria ficar feliz de nós não termos simplesmente "roubado" o seu artigo, colocando o nome de outra pessoa nele! Isso acontece muito, claramente mais do que você tem ciência, especialmente em campi de faculdades e no mercado de trabalho. Se você se ofendeu e está infeliz, eu peço desculpas, mas como profissional você deve saber que o seu artigo que nós usamos estava precisando muito de uma edição e agora está muito melhor.

Caramba, quanta coisa errada junta. A "necessidade de edição" mencionada pela editora se refere a todos os termos do inglês medieval do século 16, que estavam lá por um motivo. Quanto à alegação de domínio público, vamos dar uma olhadinha no que dizem as regras deste velho oeste que chamamos de internet, segundo a UMUC:

Copyright e Publicação Eletrônica

* As mesmas proteções de copyright existem para o autor de um trabalho, independente do trabalho estar em um banco de dados, um CD-ROM, um quadro de avisos ou a internet. 

* Se você faz uma cópia de uma fonte eletrônica, como a internet ou WWW, para seu uso pessoal, isso provavelmente será considerado "fair use" (uso justo). No entanto, se você fizer uma cópia e colocá-la em seu site pessoal, é menos provável que seja considerado fair use. 

* A internet NÃO É de domínio público. Há trabalhos com e sem copyright. Na dúvida, suponha que um trabalho tem copyright.

Ênfase nossa.

Aí está! Além do lembrete de que ela deveria estar pulando de alegria por pelo menos ainda ter o seu nome aparecendo na revista, Monica Gaudio ainda não recebeu nenhum tipo de desculpas ou retratação. A nova mídi também é uma mídia, pessoal! Na verdade, poderíamos discutir se a nova mídia não é a mais importante. Então vamos todos brincar bonitinho, que tal? [LiveJournal] [Imagem: Gode Cookery]

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas