
Atropelado por Cybertruck: Duolingo pede ajuda para ressuscitar coruja
Conhecido pelas estratégias de marketing um tanto ousadas, o app Duolingo, em sua campanha mais recente, decidiu matar o Duo, seu mascote oficial. Após anunciar que a simpática corujinha verde havia partido dessa para uma melhor, a startup veio a público divulgou a causa do óbito.
O CEO da plataforma de aprendizado de idiomas, Luis von Ahn, revelou em comunicado publicado no TikTok que Duo não resistiu ao ser atingido por um Tesla Cybertruck. Assista:
@duolingo Duo’s streak on earth has ended, but not his legacy. #RIPDuo #RIPEveryone
Mesmo soando bem estranha, essa estratégia parece ter sido muito bem-sucedida, uma vez que, segundo a SimilarWeb, o app registrou um aumento de 25% no número de usuários ativos mensais.
A empresa especializada em inteligência de mercado também confirmou que os downloads aumentaram 38% e as pesquisas relacionadas ao app 58%.
Ressuscitação do Duo
Na última segunda-feira (17), a plataforma lançou a campanha “Duo or die”, que significa “Duo ou morra”, que na prática encoraja os usuários a completarem lições de seus idiomas favoritos para ressuscitar a corujinha verde. Ao completar as tarefas os usuários vão acumulando pontos de experiência.
A empresa inclusive criou uma página exclusiva para registrar o progresso do processo de ressurreição do mascote. A coruja retornará à vida quando a plataforma registrar 50 bilhões de pontos de experiência. Atualmente, a contagem está próxima de 15 bilhões.
Inclusive, existe um ranking dos países que mais estão ajudando nesse processo de ressuscitação. No momento da publicação desta matéria, o Brasil aparece em 5º lugar, logo atrás da Índia.
Além de estratégias agressivas nas redes sociais, o Duolingo é conhecido por adotar táticas contundentes também ao enviar notificações para os usuários do app. Aliás, os alertas trazem piadas e comentários ácidos para lembrar os usuários de completar uma lição para não quebrar a sequência de estudos.
Muitas pessoas não gostam da abordagem da plataforma ao enviar notificações, mas, mesmo assim, a empresa não parece que mudará sua forma de comunicação com o público.
O Duolingo é um dos mais populares entre os entusiastas de idiomas e atualmente oferece aulas até mesmo de matemática e música. Além de oferecer lições, também oferece um teste de proficiência reconhecido por várias instituições internacionais.