_iOS

Atualização do Adobe Lightroom apagou fotos de usuários no iOS

Atualização do app Adobe Lightroom para iPhone e iPad simplesmente apagou as imagens e presets de usuários; empresa sugere recuperar backup.

Logotipo do Adobe Lightroom com chamas ao redor. Crédito: Gizmodo/PxFuel (In-House Art)

Gizmodo/PxFuel (In-House Art)

Nesta quinta-feira (20), a Adobe pediu desculpas para os usuários do app Lightroom no iOS após uma atualização recente resultar na exclusão permanente de algumas predefinições e imagens. A empresa diz que soltou um update para corrigir o problema.

O bug foi reportado primeiramente pelo site PetaPixel após receber um monte de reclamações de leitores sobre o desaparecimento de suas fotos. Vários depoimentos apareceram no fórum de feedback da Adobe, descrevendo a mesma situação. E a Adobe logo confirmou que uma atualização do Lightroom no iPhone e no iPad estava sumindo com fotos insubstituíveis e predefinições profissionais importantes e caras para alguns usuários. Diz a Adobe:

Alguns clientes que atualizaram para o Lightroom 5.4.0 no iPhone e no iPad podem ter perdido fotos e/ou predefinições. Isso afetou os clientes que usam o Lightroom mobile sem uma assinatura da nuvem da Adobe. Também afetou os clientes da nuvem Lightroom com fotos e predefinições que ainda não havia sincronizadas com a nuvem da Adobe.

A instalação da versão 5.4.1 não restaurará fotos ou predefinições ausentes para clientes afetados pelo problema introduzido na versão 5.4.0.

Alguns consumidores afetados por esse problema podem usar backups do iPhone e do iPad para recuperar fotos e predefinições.

A empresa reconheceu que a perda da propriedade digital dos usuários é preocupante e encaminhou usuários com mais questionamentos para um fórum de perguntas frequentes.

É outro lembrete de que produtos digitais podem e irão desaparecer. Então, não custa lembrar: faça sempre backup de tudo.

Sair da versão mobile