O esperado recurso do iPhone pensado para evitar que pessoas ou governos burlem a criptografia da Apple para acessar seu iPhone está disponível. Na segunda-feira (9), a funcionalidade foi liberada por meio de uma atualização, que, no seu lugar, eu faria já.

O recurso, conhecido como USB Restricted Mode (Modo Restrito USB), funciona ao desligar o acesso da porta lightning do seu iPhone se o smartphone não for utilizado nos últimos 60 minutos.

Apple diz que caso sobre iPhone e criptografia “nunca deveria ter sido apresentado”
Parece que o FBI teve acesso ao iPhone de terrorista usando falha desconhecida do aparelho

Autoridades começaram a usar ferramentas secretas como GrayKey e Cellebrite para hackear iPhones de suspeitos, e desativar a porta lightning é um fator para evitar esse tipo de acesso. Embora instituições como o FBI reclamem que eles precisam de acesso especial a esses dispositivos para manter a segurança das pessoas, qualquer brecha de segurança acaba servindo apenas para colocar em risco nossos dados.

A Apple não está no negócio de antagonizar a polícia, então essa atualização chega meio que na surdina. A nova funcionalidade nem é citada na tela com os recursos do iOS 11.4.1, lá só consta que a versão corrige alguns bugs. Além disso, após instalar o update, a função é ativada por padrão.

Mas caso você queira se assegurar de que tudo está certo, você pode dar uma olhada onde achar o recurso. Primeiro, vá em Ajustes > Geral > Atualização de software e baixe a última versão. Com o update instalado, vá em Ajustes > FaceID (ou TouchID) e Código e procure pela opção Acessórios USB, que precisa estar desativada. Deve estar assim ó:

Não é essa opção que vai trazer toda a segurança possível para seu iPhone, pois já existem relatos de que a Grayshift já encontrou uma forma de burlar a segurança para acessar dados presentes em smartphones da Apple.

Fora isso, as outras novidades desse update é que ele corrige um problema que melhora o recurso Find My AirPods. O Engadget reportou há um tempo atrás que usuários estavam tendo dificuldades ao tentar achar os fones de ouvido sem fio. Então, isso deve ajudar a solucionar o problema.

[Apple via The Verge]