O Twitter vem lentamente passando por uma espécie de reinvenção, na esperança de se transformar em uma nova mídia social. A parte mais recente dessa transformação veio esta semana: ela mostra no que o Twitter deve se transformar.

Se você usa o Twitter como eu, provavelmente nem visita muito a aba Descobrir. Mas dê uma olhada nela agora: os tweets por lá agora parecem muito mais relevantes e interessantes – às vezes mais do que a sua timeline!

Em setembro, a aba Descobrir ficou mais visual: você verá previews de imagens e resumos de links sem clicar em nada. É como o Facebook, mas com tweets e retweets de pessoas que realmente lhe interessam – já que você está seguindo a maioria delas. (A aba Descobrir também inclui tweets que não estariam em sua timeline, mas que possam lhe interessar.)

E esta semana, essas mudanças chegaram aos apps para Android e iOS – sinal de que vieram para ficar. Além disso, tanto os apps como a versão web ganharam uma novidade na busca: os resultados primeiro mostram imagens, e depois tweets.

Mas o que isso tudo significa? Bem, provavelmente aponta para o redesign final que o Twitter deve receber no futuro. Como aponta o BuzzFeed:

As novidades estão concentradas na aba Descobrir e na busca, enquanto a aba Conectar (@) e a linha do tempo ficaram praticamente intocadas – mas lembre que o Twitter fez um redesign nos perfis há dois meses. … [A nova timeline provavelmente será] muito parecida com a aba Descobrir: fotos e artigos exibidos na linha do tempo, algo que se assemelha mais ao Facebook do que ao seu feed atual do Twitter.

O Twitter nasceu e ainda vive de mensagens em 140 caracteres, mas parece que a rede está cada vez mais trazendo imagens e expandindo links para você. Gostando ou não, parece uma boa aposta dizer que este será o futuro do Twitter. [Twitter Blog via BuzzFeed]