_Windows

Atualização do Windows 10 faz milhões de webcams pararem de funcionar

A grande atualização de aniversário da Microsoft para o Windows 10 foi disponibilizada no início deste mês, e impede certas webcams de funcionarem.

A grande atualização de aniversário da Microsoft para o Windows 10 foi disponibilizada no início deste mês. Com ela veio um suporte melhor a canetas stylus, novos recursos da Cortana, e um sistema operacional mais refinado e estável.

Duas semanas depois, se tornou claro que essa atualização traz certas dores de cabeça. Primeiro, alguns usuários viam o Windows travar completamente após o login; agora, o site Thurrott.com relata que o sistema impede certas webcams de funcionarem.

Dez coisas que você pode fazer com a atualização de aniversário do Windows 10
Computadores com Windows 10 terão suporte a apps do HoloLens no ano que vem

Especificamente, a atualização afeta câmeras que dependem de dois formatos de compressão: H.264 e MJPEG. Basicamente, o problema surgiu porque a Microsoft estava tentando adicionar novas maneiras de apps acessarem a webcam.

Um representante da Microsoft para a equipe de câmeras explica no fórum Windows Dev Center:

Com a atualização de aniversário para o Windows 10, agora é possível que vários apps acessem a câmera de maneiras que não eram possíveis antes. Era importante para nós permitir acesso simultâneo à câmera, de modo que o Windows Hello, Microsoft HoloLens e outros produtos e recursos possam assumir com segurança que ela estará disponível a qualquer momento, independentemente dos outros apps que possam acessá-la também.

No entanto, a Microsoft não quis múltiplos apps decodificando o mesmo fluxo de vídeo – o que reduziria o desempenho do PC – e por isso tomou a decisão drástica de barrar os codecs H.264 e MJPEG (só o YUY2 é permitido).

Assim, quando uma webcam USB tenta acessar um fluxo de dados, ela acaba travando porque não consegue ativar os formatos de compressão barrados pelo sistema. Isso afeta até mesmo câmeras certificadas para o Skype, software de propriedade da Microsoft.

Em uma declaração oficial ao Gizmodo, a Microsoft diz:

O Windows 10 continua a ter a maior satisfação do cliente de qualquer versão do sistema. Vimos um pequeno número de relatos de comportamentos inesperados após a atualização de aniversário. As equipes de engenharia e de suporte ao cliente estão investigando caso a caso, e oferecendo dicas de resolução de problemas conforme necessário. Se um cliente tiver quaisquer problemas, oferecemos suporte em www.microsoft.com/support.

Brad Sams, do Thurrott.com, reclamou do problema que está afetando a própria webcam, mas é fácil encontrar outros usuários no fórum Windows Dev Center com diferentes graus de irritação.

Se você está preocupado que sua própria webcam possa ser afetada, a melhor coisa a fazer é esperar para atualizar. No fórum, a Microsoft diz que está preparando uma correção para o bug do MJPEG, que deve chegar em setembro; e talvez leve mais tempo para corrigir o problema do codec H.264.

Quem instalou a atualização de aniversário tem 10 dias para retornar à versão anterior: vá em Configurações > Atualização e segurança > Recuperação > Voltar para uma versão anterior.

Se você já passou dessa data, e foi afetado pelo problema da webcam, recomenda-se abrir o registro, navegar até HKLM\SOFTWARE\WOW6432Node\Microsoft\Windows Media Foundation\Platform, adicionar uma DWORD “EnableFrameServerMode” e dar a ela o valor 0.

[Microsoft Dev Forum via Thurrott.com]

Foto por Maik Meid/Flickr

Sair da versão mobile