Dependendo de onde você esteja, os números de celular dos seus amigos, parentes e colegas de trabalho contemplam mais dígitos, o da operadora e DDD. Não é o tipo de detalhe que faz muita diferença quando está todo mundo no mesmo DDD, mas dá uma baita dor de cabeça quando você viaja. O fato de o seu smartphone rodar apps pode eliminar essa complicação. No iPhone, um dos que resolvem é o novo Tô Viajando.

Desenvolvido pelo Alexandre Fugita, figurinha carimbada em blogs de tecnologia da década passada (faz tempo…), o Tô Viajando tem uma premissa bem simples: inserir, temporariamente, códigos da operadora e DDD nos telefones locais da sua agenda quando você sai em viagem. Não é só um trabalho manual e chato que ele evita, mas muitos enganos — quem nunca mandou um SMS “onde você tá??” em outra região, sem acrescentar o DDD, e ela acabou chegando para alguém totalmente aleatório daquele local? Ao voltar para o conforto do lar, basta acionar o modo “Voltei” e a agenda retorna ao estado que estava anteriormente.

O app funciona com qualquer iPhone a partir do 3GS, exige no mínimo o iOS 5 e custa US$ 0,99. O Fugita nos disse, por email, que uma versão para Android está em desenvolvimento; enquanto ela não vem, quem tem o sistema do Google pode usar o Operadora DDD. [Tô Viajando]