_Eletrônicos

Austríacos fazem este piano falar

Os austríacos Berno Polzer e Peter Ablinger fazem algo mais legal que tocar piano: eles fazem este piano falar. E eu, que mal sei tocar violão! Veja o vídeo:

Os austríacos Berno Polzer e Peter Ablinger fazem algo mais legal que tocar piano: eles fazem este piano falar. E eu, que mal sei tocar violão!

O piano consegue reproduzir o que uma pessoa fala, mas não em tempo real: tem um computador ligado ao piano que analisa a voz humana com a ajuda de um compositor, e a converte em um dedilhar de teclas. É muito legal — afinal, é um piano falante!

Já no começo do vídeo o piano fala. Sim, o vídeo está em alemão, mas abaixo segue a tradução para acompanhar seus "óóóós" e "uaus".

É fantástico, como de repente as palavras da declaração da Corte Europeia de Crimes contra o Meio-Ambiente se tornam compreensíveis. A Wien Modern foi uma das dez instituições culturais requisitada a criar uma contribuição artística para o evento no Palazzo Ducale em Veneza [na Itália].

O ambicioso objetivo era tornar esta mensagem audível por meios musicais, sem depender de algo simples.

Berno Polzer: eu acho que ele é às vezes compreensível, às vezes não. E ele toca bem, dados os limites da nossa capacidade de construção. Isto é, nós ouvimos sons, que obviamente não são música normal, mas nem são uma linguagem, e alguém poderia dizer que existe um intermédio entre fala e música. Pessoalmente, eu acho que se consegue entender palavras soltas mesmo sem conhecer o texto, e o momento "eureka" acontece quando você vê o texto, e de repente, a linguagem aparece.

Mais outro intermédio: Miro Markus, um estudante do ensino fundamental em Berlim, narrou o texto para a apresentação — o jovem como esperança para a geração mais velha.

O compositor austríaco Peter Ablinger transferiu o espectro de frequência da voz do menino para o piano contolado mecanicamente por computador.

Peter Ablinger: Eu crio uma fonografia, ou seja, a gravação de algo — neste caso, da voz — dividindo-a em pixels individuais, pode-se dizer. E se eu puder renderizar a voz em uma resolução razoavelmente alta (e que eu só consigo com um piano mecânico), então eu consigo recuperar um pouco da continuidade da voz. Logo, com um pouco de paciência, ou ajuda ou legendas, conseguimos ouvir uma voz humana no som do piano.

De voz para pixels, depois para música, e de volta para voz. Incrível! Mas e aí, alguém me oferece umas aulas de violão? [YouTube]

O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.
Sair da versão mobile