_Google

Ficou mais fácil usar a autenticação em dois fatores do Google

Atualização de segurança torna mais fácil usar a autenticação em dois fatores; agora, é aberta uma tela no smartphone e você autoriza ou não determinada mudança.

A autenticação em dois fatores adiciona uma camada de segurança à sua conta do Google. Porém, agora a empresa tornou o processo um pouco mais fácil ao tirar a necessidade de um SMS ou usar um app autenticador.

Atualmente funciona assim: você faz login em uma máquina nova e o Google geralmente envia um SMS para você com um código, que deve ser digitado para efetuar o processo. Agora, você só precisará desbloquear o smartphone e autorizar (ou não) o login. Simples assim. Como lembra o The Verge, essa é exatamente a forma como ocorre na autenticação em dois fatores do Twitter.

A função será liberada aos poucos para Android e iOS — usuários desse último sistema deverão atualizar o aplicativo do Google para receber a opção e se logar com uma conta Google. Para ativar, é necessário acessar suas informações de conta do Google, ir em Login e Segurança > Como fazer login no Google e ativar a Verificação em duas etapas, caso você não tenha a função ativada.

Uma vez ativada, é importante que você marque a opção Solicitação do Google, como exibido abaixo, que é o nome bonito dessa nova opção. As outras opções são SMS ou pelo aplicativo autenticador do Google.

 

Toda vez que você se logar a um computador estranho ou conectar sua conta do Google a um serviço, ele exibirá uma tela em seu smartphone para confirmar o login (ou não). A medida ajuda a dificultar possíveis ataques de roubo de identidade. Caso alguém tente alterar algo de sua conta, como uma senha, você receberá algum tipo de notificação.

[The Verge, Guardian e Google]

Sair da versão mobile