O WhatsApp ganhou uma camada extra de segurança na versão beta para Android e Windows: agora você pode ativar a autenticação em dois passos para dificultar a vida de quem quiser ler suas conversas.

WhatsApp está testando recurso parecido com Snapchat e Instagram Stories
WhatsApp Beta ganha chamadas em vídeo no Android, iOS e Windows Phone

A autenticação em dois passos funciona na hora de verificar um número de telefone. Com o recurso ativado, você precisa digitar uma senha de seis dígitos além do código enviado via SMS para ativar uma conta no WhatsApp.

whatsapp-2passos-android

Autenticação em dois passos no Android. Imagens via Android Police.

O recurso só está disponível nas versões beta do WhatsApp para Android e Windows Phone. Caso você seja usuário beta do app e queira ativar o recurso, é só seguir os passos abaixo:

– Entre nas configurações de conta do WhatsApp e selecione a opção “Autenticação em dois passos”.
– Digite uma senha de seis dígitos. Ela será solicitada sempre que você tentar verificar a conta do WhatsApp.
– Opcionalmente, você também pode fornecer um endereço de email – é para ele que o WhatsApp vai enviar uma nova senha caso você esqueça a sua.

Pronto – ninguém mais vai conseguir verificar a sua conta sem acesso à sua senha ou ao email que permite definir uma senha nova.

Para evitar que os usuários esqueçam a senha e fiquem perdidos quando precisarem verificar novamente a conta, o WhatsApp vai pedir periodicamente que ela seja inserida. Se você não quiser ficar usando ela de tempos em tempos, a única opção é desativar a autenticação em dois passos.

whatsapp-2passos-wp

Autenticação em dois passos no Windows Phone. Imagens via MSPoweruser

Esse recurso de segurança é o principal, mas não é o único que foi incluído nas novas versões beta do WhatsApp.

No caso do WhatsApp 2.16.341 para Android, o app agora também permite ouvir mensagens de áudio em segundo plano: então dá para fazer outra coisa no smartphone enquanto você ouve aquela mensagem extremamente longa que mais parece um podcast enviada por um amigo.

Na versão 2.16.280 para Windows Phone, o app mostra também o espaço ocupado por mensagens e chamadas – para ativar o recurso, entre em Configurações, depois em Conversas e chamadas e então em Informação de armazenamento.

Os recursos só estão disponíveis para usuários da versão beta do WhatsApp. Isso significa que eles podem não funcionar perfeitamente, assim como que também devem ser incluídos na versão final do app em um futuro próximo (ou não).

[WhatsApp, MSPoweruser, Android Police]