Há duas coisas sobre o iOS que precisamos esclarecer logo de cara. Primeiro, ele precisa de uma boa atualizada. Segundo, jailbreaking não é (apenas) um meio para a pirataria. O Auxo, um app que reformula e melhora drasticamente o app switcher do sistema móvel da Apple, prova esses dois pontos.

Tudo começou nos fóruns do Verge, onde o membro Sentry reimaginou o app switcher, aquela cortina que abre no rodapé da tela revelando os últimos apps usados e controles de áudio, de uma forma mais versátil. A ideia dele é sensacional por três motivos:

  • Uso de (multi) gestos para fechar/remover apps dali;
  • Integração maior dos apps musicais com essa área; e
  • Botões para ativar e desativar funções corriqueiras de smartphones (Wi-Fi, modo avião, Bluetooth, travamento da orientação da tela etc).



Auxo: app switcher moderno no iOS.

A apresentação é diferente. Em vez dos ícones da versão atual do iOS, o rodapé fica povoado por miniaturas dos apps com o ícone no centro. A ideia tira melhor proveito do espaço extra da tela de 4″ com proporção 16:9 do iPhone 5. Em vez de tocar e segurar o dedo em um ícone para fazer surgirem os “X” no topo, basta arrastá-los para baixo para sumir com os apps dali. Quer tirar dois de uma vez só? Dá para fazê-lo. Segurar o dedo nessa parte da tela remove todos os ícones dali — há uma tela de confirmação antes.

Embora o app switcher seja a mudança mais “visual”, talvez a mais prática é a inclusão de botões para (des)ativar funções do celular. Ela aparece na segunda tela à esquerda e funciona como o novo menu de acesso rápido com swype de dois dedos da barra de notificações do Android 4.2, ou aquela fileira de botões presentes área de notificações na TouchWIZ, skin da Samsung para Android. Basta um toque ali para ligar ou desligar Wi-Fi, Bluetooth, travamento da orientação da tela e outras cinco opções que, hoje, só são acessíveis pelas configurações padrões do iOS. Se precisar de algo mais específico, basta segurar o botão para ir à tela de configuração correspondente àquele botão.

Auxo: app switcher moderno no iOS.

O app, que ainda não está pronto e só funcionará em iPhones jailbroken, é fruto do trabalho de Jack Willis e JamieD360. É o tipo de coisa que se esperaria da Apple: a modificação é bonita, funcional e não parece um intruso no sistema. É um sopro de novidade no cansado iOS, a principal crítica que fizemos ao iPhone 5. Se a Apple não tinha ideia de onde começar a mexer no iOS para modernizá-lo, eis uma boa dica. Não será a primeira vez que a empresa se baseará na comunidade jailbreaking para melhorar o sistema, e tomara que não seja a última. [iDownloadBlog via The Verge]