_Cibersegurança

Avast mostra que tem um novo inimigo em smartphones: redes Wi-Fi inseguras

Nova linha de antivírus para smartphones da Avast inclui ferramentas para proteger usuários de redes Wi-Fi perigosas.

Famosa pelas soluções de antivírus para computador, a Avast quer reforçar sua presença no mercado de soluções de segurança para smartphone. A empresa atualizou nesta terça-feira (3) seu app gratuito para Android, o Avast Mobile Security, e anunciou o Avast SecureMe para iOS.

As soluções são diferentes. No entanto, elas têm em comum um “inimigo” muito claro para a empresa da Chéquia: redes Wi-Fi com segurança fraca. Para evitar o roubo de informações, ambos têm alguma ferramenta para solucionar esse problema: a versão para Android analisa a segurança da rede Wi-Fi (se tem criptografia e até se o roteador não está comprometido), enquanto a para iOS conta com essa função e a de fazer VPN em redes sem fio abertas.

“Smartphones, tablets, PCs e até videogames recebem atualização, mas e os roteadores? Eles até têm, mas o processo não é automático e quase ninguém liga em verificar se há uma nova versão do firmware”, argumentou Ondrej Vlcek, COO da Avast, durante conversa com o Gizmodo Brasil, em São Paulo.

Para explicar seu ponto, Vlcek citou alguns casos recentes de insegurança que foram causados pela fraca segurança de roteadores. Segundo ele, em 2014, as redes da Sony e da Microsoft foram invadidas por hackers via botnets de roteadores. Em outubro, um problema em roteadores da Netgear permitia que a navegação de uma pessoa fosse feita em servidores maliciosos.

Já que o roteador é o elo mais fraco de uma rede, a empresa investiu para tornar ferramentas antes pagas em gratuitas. Que fique claro: são grátis, pero no mucho. Os apps podem ser baixados na faixa, mas, de tempos em tempos, eles devem sugerir a instalação de algum app de um parceiro da empresa.

Avast Mobile Security (Android)
Proteção contra malware móvel
Privacy advisor: informa o usuário sobre dados que apps estão acessando e redes de anunciantes incluídas em apps do aparelho.
Ferramentas antirroubo: detecta localização do smartphone e bloqueia reset para configurações de fábrica.
Escâner de vírus online
Detecção de segurança de redes Wi-Fi

Avast SecureMe (iOS)
Detecção de segurança de redes Wi-Fi
Em redes públicas, conecta-se automaticamente ao Wi-Fi com VPN.

A atualização para Android já está disponível, enquanto o app para iOS aparecerá na App Store dentro dos próximos dias. Por enquanto, está disponível apenas o SecureLine VPN para iPhone e iPad, com recursos semelhantes.

Atuando no Brasil há mais de 10 anos, a companhia não tem um escritório local. O COO da Avast disse que eles têm 35 milhões de usuários brasileiros (a maioria de PC, que fique claro) e planejam abrir um escritório no país no ano que vem.

Enquanto isso não chega, só nos resta aguardar as definições da empresa de atenção ao mercado local serem atualizadas.

Sair da versão mobile