Lembra do teste do X-51, que parecia um inferno? Esta é a versão final da aeronave — o Waverider –, pronta para o seu primeiro voo. Ele irá voar a Mach 6 por 300 segundos. Isso é tão rápido que o nariz vai chegar a 1480º Celsius.

Desenvolvido pela Boeing Defense, Space & Security Systems, o Wave rider foi projetado como o rato de laboratório para futuros aviões e mísseis que chegarão a Mach 25. Ele será o primeiro avião do seu tipo a voar em velocidades hipersônicas por tanto tempo. Antes dele, aviões similares só conseguiram 10 segundos de tempo de voo. O primeiro voo dele estava agendado para março, mas agora vai acontecer até o fim de maio.

Vai funcionar assim: depois de ser lançado de um B-52, um estágio de foguete vai impulsionar o avião a 4,7 vezes a velocidade do som. Nesta hora, o Rocketdyne Pratt & Whitney vai pegar ar à velocidade necessária para a ignição, empurrando o avião para Mach 6 (7400 km por hora). E a melhor coisa é que, se tudo correr bem, eles  serão capazes de recuperar o motor inteiro e usá-lo novamente. [New Scientist]