_Tecnologia

Avisa as amigas: USP disponibiliza curso grátis de programação para meninas

Todas as estudantes que participarem de pelo menos 75% das atividades receberão um certificado de conclusão de curso expedido pela USP

imagem: Pexels/Reprodução

Dá um alô para as amigas!

O ICMC (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação) da USP (Universidade de São Paulo), em São Carlos (SP), está com as inscrições abertas para a primeira turma de 2022 do curso “Meninas Programadoras”.

As inscrições vão até o dia 3 de janeiro. Para participar, as interessadas devem se inscrever através do site oficial do curso.

A iniciativa visa desenvolver habilidades iniciais de programação e resolução de problemas, além de motivar mulheres a ingressarem na carreira de computação.

Requisitos e data

As únicas condições para participar são: ser aluna de escola pública; estar cursando o Ensino Médio; e que se identifique com o gênero feminino ou não-binário.

Para participar do curso, basta ter um computador com acesso à internet. As atividades da primeira turma de 2022 terão início no dia 8 de janeiro. A duração é de quatro sábados.

Essa será a quarta turma a participar da iniciativa, que formou o primeiro grupo em outubro deste ano. Desde então, mais duas outras turmas já foram formadas.

Aulas aos sábados

As aulas ao vivo são realizadas via Google Meet sempre aos sábados, das 14h às 17h, e as participantes devem se dedicar durante uma hora por dia a exercícios individuais. Há ainda mais de 32 horas de plantões de dúvida toda semana.

“Valeu muito a pena participar e se esforçar para aprender, levarei essa experiência de quatro semanas e todos os aprendizados que obtive para a vida”, relata Camily Martins, que participou das atividades da primeira turma em 2021.

Todas as estudantes que participarem de pelo menos 75% das atividades propostas receberão um certificado de conclusão de curso expedido pela USP.

 

Sair da versão mobile