Para ladrões astutos, uma bicicleta na rua é dinheiro fácil, mesmo se estiver presa com um bom cadeado. Nossos amigos da Popular Science provaram isto, é claro, com ciência.

No vídeo abaixo, a PopSci demonstra bem o que ladrões de bicicleta já devem saber: cadeados de bicicleta, na maioria das vezes, são completamente ineficazes quando você os congela.



E você nem precisa de nitrogênio líquido: basta usar ar comprimido, aquele para limpar o teclado ou a poeira no seu computador. Como diz o PopSci:

Quando resfriado a -25°C com spray de ar comprimido (na verdade é difluoroetano comprimido), até cadeados muito resistentes tornam-se quebradiços o bastante para se esmagar e abrir com um martelo. Então não há muito que as fabricantes de cadeados possam fazer para terminar sua longa guerra contra os ladrões de bicicleta.

O PopSci parece estar usando uma trava barata; várias fechaduras mais caras dizem ser à prova de congelamento. Só que o Gizmodo US já testou diversas travas de bicicleta, e descobriu que nem sempre devemos confiar no que as fabricantes prometem. [Popular Science]