Awdio: novo streaming rival do Spotify é lançado no Brasil
A empresa de entretenimento paranaense Watch Brasil anunciou novidades recentemente. A companhia irá lançar sua própria plataforma de streaming de áudio, a nova “Awdio”. Além disso, vai aumentar sua quantidade de canais FAST, incluindo a Disney e a ESPN.
Como será o streaming Awdio?
O Awdio pretende reunir as principais emissoras de rádio do Brasil e do mundo em um único app, facilitando o acesso a músicas, notícias, esportes e podcasts. O serviço já está disponível para os ouvintes no site awdio.com.br. O acesso é liberado para clientes de provedores de telecom parceiros da plataforma.
De acordo com Daniel Almeida, CEO da plataforma, a ideia do lançamento é apoiar rádios e permitir que estas “alcancem novos públicos e gerenciem seus conteúdos de forma totalmente online e sem custos de infraestrutura” (via Tele.Síntese).
Após disponibilizar a transmissão das rádios, a ideia é aumentar o leque de opções no futuro, segundo Maurício Almeida, presidente da Watch Brasil. “A gente vai começar com a rádio, que é a primeira versão. Mas já temos mais três versões do mesmo aplicativo que serão lançadas até o segundo trimestre do ano que vem”, completou.
Até 2025, o streaming ainda visa expandir seu catálogo musical. Ele promete entregar as mesmas faixas de seu maior concorrente, o Spotify, até um prazo entre os meses de março e abril do ano que vem.
Assim como o Spotify, o Awdio também pretende investir na tecnologia do momento: a IA. Com a inteligência artificial, a plataforma deve oferecer aos usuários a possibilidade de personalização de conteúdos com base em temas e tempo disponíveis para escuta, gerando cortes de áudio sob demanda.
Além disso, o perfil de consumo dos usuários tornará possível a integração entre áudio e vídeo. Ou seja, ou favoritar uma opção, a Awdio será capaz de gerar uma playlist automaticamente, a partir da trilha sonora do conteúdo, ou indicar outros semelhantes.
A plataforma também usará esses dados para alimentar a mídia programática da rádio e do aplicativo, trazendo campanhas direcionadas com dados personalizados e anúncios em pre-roll.
TV Fast da Watch Brasil
A Watch Brasil já introduziu os canais FAST (Free Ad-Supported Television), a fim de oferecer conteúdos gratuitos sustentados por anúncios. Os canais incluem o Manual do Mundo e o Fit Dance, por exemplo.
Por fim, a companhia anunciou um novo portfólio de canais. Ele inclui 12 opções de entretenimento e esportes da Disney e ESPN, nos pacotes Power e UP. Os assinantes terão acesso aos canais a partir de novembro deste ano. Uma parceria com a Globo, que contava com o conteúdo aberto, pretende ainda expandir para os canais regionais.