_Tecnologia

Backup ilimitado do WhatsApp para usuários do Android pode acabar

Prepare o bolso: informações indicam que usuários do sistema Android terão limite de espaço para as cópias de segurança do aplicativo

Imagem: Alexander Shatov/Unsplash

O backup ilimitado de mensagens do Whatsapp no Google Drive para usuários de dispositivos Android pode estar chegando ao fim.

A informação não foi confirmada por nenhuma das duas empresas oficialmente, no entanto, é isso que uma mudança no código fonte do aplicativo sinaliza.

A alteração nas linhas do código de uma versão beta do Whatsapp mostram que pode existir um limite de espaço para o armazenamento da cópia de segurança dos registros de conversa.

A informação foi divulgada pelo portal WABetaInfo que soltou o trecho do código com a alteração.

Atualmente, usuários do Google possuem 15GB gratuitos para armazenar arquivos pessoais em nuvem. E o backup de mensagens, em razão de um acordo firmado entre as duas empresas (Google e Whatsapp/Meta Platforms), não consome espaço dos usuários.

Com a mudança, haverá uma taxa para ter mais armazenamento. Aí o aplicativo continuará salvando o backup de acordo com a frequência definida pelo usuário. Isso já acontece com usuários iOS, que não possuem backup gratuito para o Whatsapp.

A medida do Google não é totalmente inesperada. Em meados de 2021, a gigante da tecnologia optou por colocar um limite no aplicativo Google Fotos, que passou a contabilizar no armazenamento no Google Drive.

Sair da versão mobile