_Internacional

Baidu, o Google da China, está desenvolvendo carros que dirigem sozinhos

Você talvez conheça o Baidu apenas por causa do crapware que eles distribuem no Brasil. Mas a empresa domina o mercado de buscas online na China, e aspira ser o próximo Google. Isso significa até mesmo apostar em carros que dirigem sozinhos. O Baidu confirmou ao The Next Web que está trabalhando em um “carro […]

Você talvez conheça o Baidu apenas por causa do crapware que eles distribuem no Brasil. Mas a empresa domina o mercado de buscas online na China, e aspira ser o próximo Google. Isso significa até mesmo apostar em carros que dirigem sozinhos.

O Baidu confirmou ao The Next Web que está trabalhando em um “carro altamente autônomo”, que não substitui um motorista humano, mas consegue dirigir sozinho e tomar decisões dependendo da situação do trânsito.

Kai Yu, do Baidu, diz ao TNW:

Este é, na verdade, um assistente inteligente que coleta dados da situação na estrada e, em seguida, opera localmente… Nós não chamamos isso de carro autônomo. Eu acho que um carro deve ajudar as pessoas, não substituir pessoas…

Ainda não há imagens desse carro; os primeiros protótipos devem ser fabricados só em 2015.

O Google, por sua vez, está preparando um carro totalmente autônomo: ele não tem volante, acelerador e nem pedal de freio. Os primeiros 100 protótipos, no entanto, terão esses controles tradicionais.

Esta não é a primeira vez que o Baidu se inspira nas ideias do Google. O Baidu Spark Browser é um navegador web com interface bastante semelhante à do Chrome. O Baidu Yi é um fork do Android que substitui os serviços do Google – mapas, busca etc. – pelos da chinesa. A empresa também lançou um clone do Chromecast, e está até criando um dispositivo semelhante ao Google Glass!

O Baidu também trabalha em uma “bicicleta inteligente” que dirige sozinha. Ela usará sensores para evitar obstáculos, navegar pelo trânsito e até identificar seu dono. A China é o país com mais ciclistas no mundo – eram 551 milhões de bicicletas no final do ano passado, e um terço delas eram elétricas.

A empresa tem um serviço de mapas e dados de localização dos usuários, então isso não deve ser problema ao criar bicicletas e carros autônomos. O Baidu, claro, continua sendo também um enorme site de buscas – o serviço estreou há alguns dias no Brasil. [The Next Web]

Foto por 无忌 王伟/Flickr

Sair da versão mobile