Uma das coisas bacanas do Android é a seleção de desenvolvedores talentosos da plataforma. Pegue como exemplo o CVPCS, dev de Android, que queria usar o VLC em seu smartphone, já que ele usa o programa em seu desktop sempre. Assim, ele fez uma versão pré-alfa para todos.

Trata-se de uma versão beeem precoce, então ele não está oferecendo suporte para ela. Mas, você pode baixá-lo mesmo assim. E aqui entra um dos lados não muito bacanas do Android… Como existem muitos aparelhos com o sistema, não há um app universal do VLC que funcionará em todos eles. Em vez disso, o CVPCS desenvolveu duas versões do VLC, a NEON e a NO-NEON (a diferença está no tipo dos processadores).

Como você descobre qual é a sua versão? Até que é simples. Você precisará de um file manager para localizar o arquivo “/proc/cpuinfo”. Abra o arquivo e ele exibirá algo assim:

Processor : ARMv7 Processor rev 2 (v7l)
processor : 0
BogoMIPS : 1597.74

Features : swp half thumb fastmult vfp edsp thumbee neon vfpv3
CPU implementer : 0x41
CPU architecture: 7
CPU variant : 0x1
CPU part : 0xc09
CPU revision : 2

Hardware : mapphone_CDMA
Revision : 0000
Serial : 0000000000000000

Como CVPCS explica, “se você encontrar a palavra ‘neon’ na linha Features, então seu aparelho tem suporte à versão NEON. Se não, você terá que usar a variante NO-NEON do VLC”. Baixe o app aqui e confira todas as instruções do desenvolvedor. [CVPCS via Phandroid]