Mesmo esvaziada de grandes empresas e abreviada por causa da pandemia, a CES 2022 manteve a tradição de contar com uma série de lançamentos interessantes. Nós, do Gizmodo Brasil, separamos os mais legais.

Headphone invisível

O Noveto N1, dispositivo de áudio intra-auricular invisível emite ondas ultrassônicas silenciosas pelo ar até os ouvidos do usuário. Sim, tão Black Mirror quanto possa parecer. Pessoas próximas são capazes de ouvir apenas um “sussurro” do áudio reproduzido.

O dispositivo também conta com um recurso de mapeamento facial, que permite que o áudio continue sendo direcionado para os ouvidos dos usuários mesmo quando a pessoa muda de posição.

Carro que muda de cor

Outra inovação que chamou muito a atenção foi o carro que muda de cor. Sim, é isso mesmo. O BMW iX totalmente é elétrico e tem painéis feitos de visores E Ink — mesma tecnologia da tela de um leitor digital, como o popular Kindle da Amazon — na carroceria. A BWM chama este sistema de ‘iX Flow’. Na demonstração virtual, o BMW iX teve sua cor alterada de branco para preto e depois novamente para branco. Seria o futuro terror das blitzes policiais?

Mercedes Benz-Vision

O Mercedes Benz Vision EQXX é coberto com células solares e pode viajar mais de 1.000 km com apenas uma única carga — o que, se concretizado, faria o veículo liderar com folga este mercado no quesito autonomia. No entanto, a venda de um automóvel do tipo ainda não tem data para começar.

O Vision não será colocado à venda, já que se trata apenas de um veículo conceito, mas a montadora alemã afirma que está próxima de um projeto viável, com possibilidade de produção em massa, e diversas inovações tecnológicas. A expectativa da Mercedes é que ela possa vender seu próprio veículo elétrico entre 2024 e 2025.

Coleira de cachorro

A coleira funciona como uma smartband ou um smartwatch e é capaz de monitorar as frequências respiratória e cardíaca do pet. O dispositivo da Invoxia não é o primeiro com a finalidade de ser um rastreador fitness para animais de estimação, mas pode representar um divisor de águas no mercado de aparelhos tecnológicos para cuidados com o pet.

TV Sony QD-OLED

A Sony anunciou a Sony Master Series A95K, a primeira TV QD-OLED comercial que poderá ser comercializada com o grande público. O televisor é o único modelo QD-OLED da Sony que chegará às prateleiras em 2022.

A Sony alega que ele terá 200% da saturação de cor de uma TV LED-LCD normal com ângulos de visão mais amplos e pretos mais intensos e reais. A A95K também poderá controlar o contraste e o brilho de forma mais eficiente, graças aos componentes da construção de seu hardware

Playstation VR2

O headset, conhecido como PSVR2, vai estrear ao lado do novo controlador Sense do PlayStation VR2 da empresa, que parece ter sido inspirado claramente em outros dispositivos, como o Oculus Touch, da concorrente Oculus, recentemente adquirida pelo Facebook.

O dispositivo é muito parecido com o excelente controlador DualSense do PS5, já que o novo controlador VR2 Sense da Sony têm feedback tátil e gatilhos adaptativos.

Samsung Galaxy S21 FE

O Samsung Galaxy S21 FE tem tela tem de 6,4 polegadas, taxa de atualização de 120 Hz, com resolução FHD+ e tecnologia AMOLED Dinâmico 2X, que apresenta cores mais brilhantes, definidas e um tratamento especial às cores mais escuras.

O smartphone ainda vem equipado com processador Exynos 2100 com oito núcleos, bateria de 4.370 mAh e será comercializado em versões com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno; 8 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento interno e; 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno.

GoPro para ciclistas

A nova câmera Apeman traz alguns recursos muito úteis para ciclistas que prezam pela segurança. O sistema conta com uma câmera de ação 4K chamada Seeker One, que você monta abaixo do banco de sua bike apontando-a para trás. A câmera fica posicionada dentro da luz traseira Inteligente do dispositivo, que liga automaticamente quando detecta ambientes com pouca luz ou quando escurece

Falando sobre segurança, o dispositivo apresenta dois recursos muito interessantes e úteis para garantir a integridade física de ciclistas. O sistema é capaz de projetar uma ciclovia virtual com lasers para alertar os motoristas a manterem uma distância segura do ciclista. O usuário também contará com um retrovisor, da imagem capturada pela câmera para ver o que acontece em sua traseira.

Veículo elétrico da Sony

A Sony está um protótipo de seu próprio veículo elétrico, o Vision-S , em locais públicos desde o ano passado. O projeto vem dando certo e a Sony está estudando criar sua própria empresa dedicada ao desenvolvimento de veículos movidos à energia alternativa.

O veículo é um SUV movido 100% a energia elétrica, com sete lugares, diversos sensores avançados e sistemas de segurança, incluindo os sensores exclusivos para mapear ambientes, encontrados em veículos autônomos. Além disso, o veículo terá um recurso que permite que os passageiros joguem games para PlayStation no interior do automóvel. É o melhor dos dois mundos.