Baleias belugas são resgatadas de cidade bombardeada na Ucrânia
Um casal de baleias beluga foi retirado de um aquário na cidade de Kharkiv, na Ucrânia. Os animais, Plombir, de 15 anos, e Miranda, de 14, foram transportados para o maior aquário da Europa, em Valência, Espanha, nesta quarta-feira (19). O resgate foi considerado o mais complexo de mamíferos marinhos já realizado. As informações são do jornal The New Tork Times.
Dan Ashe, chefe da Associação de Zoológicos e Aquários dos EUA, disse que foi necessária “a equipe de elite de especialistas em mamíferos marinhos do mundo” para o transporte, que teve semanas de preparação.
Profissionais do Oceanogràfic de Valencia, do Georgia Aquarium em Atlanta e do SeaWorld auxiliaram na viagem. Assim, a operação durou 36 horas ao longo de mais de três mil quilômetros e começou na noite de segunda-feira (17), com caixas de transporte, caminhão e um avião fretado.
Nas últimas semanas, bombas explodiram perto do NEMO Dolphinarium. Segundo Daniel Garcia-Párraga, diretor de operações zoológicas do Oceanogràfic de Valencia, “se tivessem continuado em Kharkiv, as suas hipóteses de sobrevivência teriam sido muito reduzidas”.
Isso porque, as belugas, cujo habitat natural é o Ártico, precisam de água fria. Entretanto, a devastação da rede elétrica na segunda maior cidade ucraniana dificultou o resfriamento das águas do aquário. Ou seja, tornou necessário o uso de gerador. Além disso, a dieta das baleias foi reduzida pela metade devido à escassez dos 60 quilos de lula, arenque, cavala e outros peixes frescos que a dupla come diariamente.
Acusação de maus tratos de animais no aquário ucraniano
Natalia Gozak, oficial de resgate de vida selvagem do Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal, disse que as baleias nunca deveriam ter estado em Kharkiv, destacando sinais de que NEMO teria obtido ilegalmente alguns animais.
O Dolphinariums NEMO, aliás, anteriormente chegou a enfrentar acusações de abuso de animais. A instituição negou e o delfinário em Kharkiv segue aberto, com shows de golfinhos mesmo em meio a alertas de ataques aéreos.
Assista ao transporte das baleias beluga da Ucrânia para a Espanha:
Leia também no Giz Brasil: Baleias estão encolhendo e o culpado disso é o homem, diz estudo.