Primeiro, os sonhos e esperanças da Microsoft em relação a tablets se apoiavam no HP Slate. Mas ele morreu. Pelo menos havia rumores do tablet Courier! Aí, bem… Mas de acordo com o líder da Microsoft Steve Ballmer, estão para chegar ao mercado vários tablets com Windows 7.

A afirmação de Ballmer veio hoje na abertura da Microsoft Worldwide Partner Conference. Não é novidade que tablets com Windows 7 estejam vindo – a Microsoft seria louca de não tentar usá-lo em tablets, e nós já sabemos do Asus Eee Pad – mas o timing e a abrangência são surpreendentemente ambiciosos. Além da Asus, Ballmer mencionou a Dell, Samsung, Toshiba e Sony como parceiros de tablets com Windows 7, com produtos nas prateleiras "nos próximos meses".



Ballmer não fez referência nem ao iPad nem a tablets com Android ou com o futuro Chrome OS, apesar de estar claro que a Microsoft acha que conseguirá dominar o mercado de tablets, assim como eles dominaram o mercado de netbooks. Parece que o principal discurso da Microsoft é que eles serão mais fáceis de gerenciar por departamentos de TI, mas tablets são voltados mais para consumo de conteúdo – em vez de criação e produtividade – então veremos se isto será uma vantagem de fato para a Microsoft.

Em todo caso, é grande a chance de vermos, ainda hoje, protótipos de tablets com Windows 7 na Worldwide Partner Conference. Eles devem nos dar uma ideia de como, exatamente, a Microsoft se vê no futuro dos tablets. [ZDNet]