Bancos fazem 1º transferência da moeda digital Drex, prima do Pix
Após o início dos testes em 2023, uma transferência entre a Caixa Econômica Federal e o Banco Inter marcou o primeiro uso da moeda digital brasileira Drex, na última semana. A sigla é a abreviação da expressão “Digital Real X”, antes chamado de Real Digital. O “primo do Pix” — o método preferido de pagamento dos brasileiros — promete oferecer mais agilidade e segurança nas transações financeiras.
Como funciona e para que serve o Drex?
O Drex utiliza a tecnologia das criptomoedas, o blockchain, considerada à prova de hackers. Entretanto, não apresentará as mesmas oscilações que outras moedas digitais (como o Bitcoin), já que varia de acordo com a taxa diária de câmbio, influenciada pelas políticas econômicas do país.
Desenvolvida pelo Banco Central desde 2020, a moeda terá o mesmo valor do real comum nas transações internas – ou seja, R$ 1 equivale a 1 Drex. A taxa varia apenas para operações entre países diferentes. Seu uso terá o intermédio de um banco, que fará a conversão dos valores da conta corrente para a carteira digital.
Para utilizar o Drex, o cliente deve fazer um depósito em reais em uma carteira virtual, que realizará a conversão. Então, ele poderá transferir a moeda digital através da tecnologia blockchain, com o receptor convertendo o valor em reais para a retirada.
A grande diferença do Pix é que o Drex irá permitir transações de valores maiores, sem os mesmos limites de segurança impostos pelos bancos. Sendo assim, o Drex permitirá diversos tipos de serviços financeiros, incluindo pagamentos de imóveis e veículos gerando contratos automatizados.
Já em relação ao dinheiro vivo, os bancos não serão autorizados a emprestar a terceiros, como acontece com o real físico. Além disso, também não haverá rendimento automático do Drex.
Além do Brasil, países como os EUA, China e Japão já investem na tecnologia. Conforme uma projeção do BIS (Banco Central dos Bancos Centrais), até 2030, mais de 20 moedas digitais devem entrar em circulação no mundo.