
Barbie com ChatGPT? Mattel e OpenAI vão lançar brinquedos com IA
Nesta quinta-feira (12), a Mattel, empresa fabricante da boneca Barbie e outros brinquedos como Hot Wheels, Uno e Monster High, firmou uma parceria com a OpenAI para criar um brinquedo com a IA da empresa do ChatGPT.
De acordo com um comunicado de ambas empresas, a OpenAI e a Mattel fizeram uma “colaboração estratégica” visando criar um novo brinquedo com IA generativa.
A parceria com a Mattel representa a entrada da OpenAI em um território completamente novo: a dona do ChatGPT tem contratos com grandes empresas, mas este é o primeiro com uma fabricante de brinquedos.
Aliás, a iniciativa condiz com a estratégia da OpenAI de se infiltrar em várias indústrias. Além disso, a parceria pode render benefícios à OpenAI, já que a Mattel, desde o sucesso do filme “Barbie” visa expandir seu setor de entretenimento.
Além da Barbie e dos outros brinquedos famosos, a Mattel é dona da Fisher-Price, que fabrica brinquedos para bebês, e a parceria pretende entregar “a magia da IA se adequando à idade”.

Imagem: Giz Brasil/Gerada por IA
Contudo, as empresas não revelaram como a tecnologia da OpenAI, sobretudo o ChatGPT, se integraria a linha de produtos da Mattel. No comunicado, a Mattel e a OpenAI enfatizaram como prioridades a “privacidade e a segurança”.
Vale destacar que a Mattel não está licenciando suas propriedades intelectuais à OpenAI, impossibilitando o ChatGPT ter acesso à Barbie. Mas, de acordo com Josh Silverman, diretor de franquias da Mattel, a IA pode “ampliar o alcance” das marcas da empresa de maneiras empolgantes e inovadoras.
“Nosso trabalho com a OpenAI nos permitirá ter acesso a novas tecnologias para assegurar ainda mais nossa liderança em inovação [no setor de brinquedos] e idealizar novas formas de brincar”, afirmou Silverman.
Como parte do contrato, os funcionários da Mattel terão acesso ao plano empresarial do ChatGPT, que a OpenAI fornece por US$ 200.
OpenAI pode aproveitar acordo com a Mattel para lançar hardware
Mas, para além da Barbie com ChatGPT, a parceria com a Mattel também é vantajosa para a OpenAI.
Recentemente, como publicamos aqui no Giz, a OpenAI comprou a empresa de hardware de IA do ex-chefe de design da Apple, Jony Ive, para lançar um dispositivo.
No anúncio, Sam Altman, CEO da OpenAI, afirmou que a intenção é criar uma família de produtos para “a era da IA Generativa”. Altman se referiu ao momento em que a cognição das IAs vão superar a maioria dos humanos.
Por fim, a Mattel e a OpenAI confirmaram que o primeiro produto da parceria será anunciado no final deste ano. O possível brinquedo pode ser tanto físico quanto digital. Aliás, a Mattel anunciou sua entrada no mercado de games e vai lançar seu primeiro jogo em 2026.