_Animais

Base para vacina de alergia a cães pode ter sido finalmente descoberta

Pesquisadores da Universidade da Prefeitura de Osaka, no Japão, pretendem isolar o epítopo responsável por gerar a resposta alérgica.

Alergia a cães

Imagem: Alvin Balemesa/Unsplash/Reprodução

Não existe dor maior do que a vontade de querer fazer carinho em um cachorro e não poder. Se você começa a espirrar só de pensar no bichinho, saiba que seus problemas podem estar próximos de acabar. 

Pesquisadores da Universidade da Prefeitura de Osaka, no Japão, estão desenvolvendo o que pode ser a base de uma vacina para alergia a cães. O estudo completo foi publicado no Federation of European Biochemical Societies Journal.

Os cientistas estão focando em um alérgeno específico chamado Can f 1, que parece ser responsável por 50 a 75% das reações de hipersensibilidade a cães em pessoas alérgicas. Dentro dessas moléculas há seções conhecidas como epítopos, que nada mais são do que cadeias de aminoácidos. 

Até então, os epítopos do Can f 1 ainda não haviam sido identificados. Para mudar a situação, os cientistas utilizaram uma técnica chamada cristalografia de raios-X, em que a difração de raios-X revela a estrutura cristalina de um material.

Dessa forma, os pesquisadores poderão chegar à seção específica responsável pela alergia a cães. Então, poderão isolar estas frações de epítopos e apresentá-las em pequenas doses ao sistema imunológico, treinando-o para lidar com a ameaça. 

Apesar do funcionamento da vacina ser semelhante ao que já vemos por aí, o uso de epítopos para isso não é algo usual. Se a técnica der certo, será possível desenvolver imunizantes de forma similar para outras doenças. Dedos cruzados. 

Sair da versão mobile