“Batman” chega à China mesmo com restrições a heróis

Longa de Matt Reeves, estrelado por Robert Pattinson, estreia no país 14 dias depois de ser lançado nos Estados Unidos
Batman
Imagem: Divulgação/Warner Bros.

Após um longo período sem exibições de filmes hollywoodianos em território chinês, o país deu sinal verde para “The Batman“, estrelado por Robert Pattinson. Com isso, a produção está prestes a romper uma barreira importante para o cinema. O longa dirigido por Matt Reeves será o primeiro filme de heróis a ser lançado na China desde “Mulher-Maravilha 1984”. 

Em um vídeo postado nas redes sociais, o astro do longa, Robert Pattinson, se dirigiu aos fãs chineses dizendo: “Hoje, tenho boas notícias para você”, enquanto Zoë Kravitz acrescentou: “nosso novo filme, The Batman, será lançado na China”. Também aparecem no vídeo Colin Farrell e Paul Dano. Confira: 

Além disso, o longa também ganhou pôsteres com o idioma do país asiático. Se liga só: 

“The Batman” estreia no país no dia 18 de março, catorze dias depois do lançamento nos Estados Unidos e sem exibição simultânea na HBO Max. Além dele, outras produções ganharam datas de estreias no país, como “Morte no Nilo” lançado em 19 de fevereiro, “Um Dia de Chuva em Nova York” para o dia 25 de fevereiro e “Uncharted” para 14 de março. A informação é via Hollywood Reporter

A estreia é um pouco depois de alguns mercados asiáticos, como Taiwan e Coréia do Sul, que o recebem no dia 2 de março, mas ainda é antes da chegada do filme ao HBO Max em abril, quando cópias piratas poderiam prejudicar sua bilheteria em outros países. O longa chega no serviço de streaming apenas 45 dias após exibição nos cinemas. 

Vale lembrar que na China, o governo precisa autorizar para um filme estrangeiro possa estrear, mas depois da pandemia o mercado se fechou ainda mais, e tais lançamentos foram ficando mais escassos. Para alguns estúdios, a falta da China foi bastante sentida nas bilheterias, como é o caso da Marvel, que não conseguiu lançar nenhum de seus filmes de 2021 no país.

Os motivos da proibição de lançamentos de produções de Hollywood na China são vários, mas não há regras oficiais pré-estabelecidas para lançar ou não um filme. Geralmente, o governo chinês não aprova longas que criticam o regime do país, ofenda a cultura chinesa ou que seja muito violento ou ofensivo.

Os últimos cinco blockbusters da Marvel, “Viúva Negra”, “Eternos”, “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis”, “Venom: Tempo de Carnificina” e “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa”, não foram lançados nos cinemas chineses. 

Em 2021, apenas duas produções de Hollywood conseguiram chegar ao top 10 de bilheteria na China – “Velozes & Furiosos 9” e “Godzilla vs. Kong” -, mas “Free Guy” e “007 – Sem Tempo Para Morrer” também conseguiram boas arrecadações.

Alguns especialistas, porém, sugerem que o tempo de 3 horas e o tom mais sombrio do filme podem prejudicar sua popularidade com a audiência local. Ainda não se sabe se “The Batman” terá cenas censuradas na China, mas é possível que o filme ganhe um corte diferente para o país.

“Batman” será lançado nas salas de cinemas brasileiras em 3 de março. Antes disso, o filme terá por aqui no dia 1º de março a sua pré-estreia, que já tem ingressos sendo vendidos na Ingresso.com.

“The Batman é um thriller nervoso e cheio de ação que retrata o Batman em seus primeiros anos, lutando para equilibrar a raiva com a retidão enquanto investiga um mistério perturbador que aterrorizou Gotham. Robert Pattinson oferece um retrato cru e intenso do Batman como um vigilante desiludido e desesperado despertado pela compreensão de que a raiva que o consome não torna melhor que o cruel assassino em série que ele está caçando” , diz a sinopse oficial do longa.

Dirigido por Matt Reeves, além de Robert Pattinson no papel-título, o filme é estrelado por  Zoë Kravitz como Mulher-Gato, Paul Dano como Charada e Colin.  Farrell como Pinguim, Jeffrey Wright como James Gordon e Andy Serkis como o mordomo Alfred Pennyworth.

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas