_Cultura

“Batman” leva Nirvana ao top 100 da Billboard após 20 anos

O Spotify registrou um aumento de 1200% de streams da música "Something in the Way" na primeira semana de lançamento do longa-metragem

Batman

Imagem: Divulgação/Reprodução Warner

O sucesso de “Batman”, protagonista agora vivido por Robert Pattinson, fez com que a clássica banda Nirvana voltasse às paradas musicais após 20 anos. Isso porque a canção “Something in the way”, que aparece no longa em cenas marcantes do início e no final do filme, fez o grupo reviver os momentos de sucesso. 

Após o lançamento do longa de Matt Reeves, a canção apresentou um aumento de 1200% de streams no Spotify. No momento, ocupa a 24ª posição no top 50 das músicas mais ouvidas no mundo na plataforma. Segundo levantamento da Billboard, nos quatro primeiros dias do filme em cartaz, a canção foi ouvida 3.1 milhões de vezes.

De acordo com a empresa de análises MRC Data, o número de plays em “Something In The Way” cresceu 734% nos EUA nos quatro primeiros dias após o lançamento do filme. Além disso, segundo a própria Billboard, a música apareceu na posição 46 do Hot 100 das paradas. É apenas a quinta vez que a banda entra no top 100, e a primeira nas últimas duas décadas.

Em 2002, 8 anos após o falecimento de Kurt Cobain e o fim da banda, o Nirvana entrou pela última vez no top 100 da Billboard com a faixa “You Know You’re Right”. Somente agora, vinte anos depois, o grupo está de volta às paradas graças ao novo filme do “Batman”.

“Something in the Way” é a penúltima música do clássico álbum “Nevermind”, lançado em setembro de 1991, e não chegou a ser lançada como single nem ganhou videoclipe. Apesar de ser querida por muitos fãs da banda, a faixa é relativamente obscura se comparada com sucessos como “Smells Like Teen Spirit”.

Vale destacar que “Something In The Way” também foi raramente tocada ao vivo. Segundo as estatísticas, a banda só tocou em 35 ocasiões. Curiosamente, uma delas se deu em São Paulo, em janeiro de 1993, quando Cobain mudou totalmente a sua letra.

A letra da canção é simples: fala sobre alguém vivendo debaixo de uma ponte, alimentando-se apenas de grama, peixe e da água que cai de uma goteira. Kurt Cobain quase sussurra os versos em uma melodia lenta, que só se quebra no refrão, quando guitarras, bateria e um violoncelo interrompem a calmaria da música. Ouça:

A faixa apareceu no primeiro trailer do filme. Ela também é executada em dois momentos do longa. O diretor e roteirista Matt Reeves conversou recentemente com a Empire Magazine e falou sobre como a canção o influenciou no processo de construção de “The Batman”. 

“Quando escrevo, ouço música e, enquanto escrevia o primeiro ato de The Batman, coloquei Something In The Way do Nirvana”, explicou Reeves. “Foi quando me ocorreu que, em vez de fazer mais uma vez a versão playboy de Bruce Wayne que vimos em outros filmes, há esta outra versão que passou por uma grande tragédia e se tornou um homem recluso. Então comecei a fazer essa conexão com o filme Last Days de Gus Van Sant, e a ideia dessa versão ficcional de Kurt Cobain viver em um tipo de mansão decadente”.

A trilha sonora de “Batman”, composta por Michael Giacchino, também tem tido uma boa procura nas plataformas musicais. A busca pelo disco “The Batman (Original motion picture soundtrack)” cresceu 710% em streams globais após o lançamento do longa.

“Batman” está em cartaz nos cinemas e chega já em abril ao catálogo brasileiro do HBO Max. Além de Pattinson, o elenco tem Zoe Kravitz, Paul Dano, Colin Farrell e Andy Serkis.

Sair da versão mobile