_Cultura

“Batwoman” é cancelada na 3ª temporada e fãs tentam salvar a série

“Batwoman” segue no catálogo brasileiro do HBO Max. A terceira e agora última temporada foi exibida entre o final de 2021 e março deste ano. O clima de lamentação pelo cancelamento abrupto é geral entre fãs e elenco

Batwoman

Imagem: Reprodução/Divulgação CW

Para a tristeza dos fãs da DC, a série “Batwoman” foi cancelada após três temporadas. Segundo a showrunner da produção Caroline Dries, o canal CW decidiu não seguir em frente com o programa estrelado por Javicia Leslie, mesmo com o terceiro ano deixando um gancho para novas histórias.

A informação foi confirmada na sexta-feira (29), pela própria Dries, através do Twitter. “Acabo de receber a triste notícia de que Batwoman não terá uma quarta temporada. Estou chateada, mas cheia de gratidão. Que honra fazer 51 episódios. Tantos talentos brilhantes trabalharam nessa série. Obrigado, produtores, elenco e equipe. Obrigado, fãs! Nós amamos vocês”, escreveu a produtora e criadora da série. Confira:

https://twitter.com/carolinedries/status/1520142094131613697?s=20&t=uze2xZXAfzKr8xjLMMR7eg

Até o momento, ainda não foi revelado o motivo específico que levou ao cancelamento de Batwoman, mas é possível que tenha relação com as mudanças que estão acontecendo na Warner Bros. Discovery.

O estúdio pretende trazer uma reformulação para a DC em todas as mídias, incluindo a TV, e acredita-se que todas as séries baseadas em quadrinhos da CW podem terminar em breve. Com isso, é provável que outras séries do universo heroico da DC Comics como “Legends of Tomorrow” e “Naomi” tenham o mesmo fim trágico de “Batwoman”. Afinal, até o momento, apenas “Flash” e “Superman & Lois” foram renovadas.

A série de TV baseada na heroína de mesmo nome da DC Comics e fez parte do Arrowverse, universo compartilhado do selo na CW. Situada três anos após Bruce Wayne, o Batman, desaparecer de Gotham City, “Batwoman” gira em torno de Kate Kane, uma jovem lésbica e prima do magnata, que decide colocar suas habilidades de combate em prática para combater o crime na cidade. Enquanto se torna um novo símbolo de esperança para os moradores, ela precisa superar os próprios demônios do passado.

A série estreou em 2019, inicialmente protagonizada por Ruby Rose (“Triplo X: Reativado”) como Kate Kane, prima de Bruce Wayne e combatente do crime em Gotham City. Após a saída de Rose como protagonista na primeira temporada, a atriz veio a público denunciar casos de assédio no set, suas longas horas de gravações, quando teve que filmar os episódios mesmo lesionada e até comentou sobre a morte de um dos dublês no set.

A atriz deixou o elenco antes da segunda temporada, sendo substituída por Javicia Leslie como Ryan Wilder, nova dona do manto de Batwoman. A série ainda conta com Rachel Skarten, Meagan Tandy, Nicole Kang, Camrus Johnson e Dougray Scott no elenco. 

Vale destacar que “Batwoman” também deu as caras no crossover “Crise nas Infinitas Terras”, com Arrow, The Flash, Supergirl e Legends of Tomorrow. “Batwoman” segue no catálogo brasileiro do HBO Max. A terceira e agora última temporada foi exibida entre o final de 2021 e março deste ano. 

Fãs de “Batwoman” se mobilizam

No início de abril, os fãs de “Batwoman”, já sentindo que algo pior podia acontecer, iniciaram uma campanha de mídia social pedindo a renovação da série depois que a CW tinha anunciado novos vínculos com séries do Arrowverse como “The Flash” e “Superman & Lois”. A campanha até chamou a atenção da estrela principal Javicia Leslie, que se juntou aos fãs no Twitter. Não deu muito resultado e a indignação dos seguidores da série, inclusive no Brasil, engrossam o coro de lamentação pelo final abrupto. Muitos ainda fazem campanha aberta exigindo uma reversão nesse quadro. 

Logo depois do cancelamento, elenco e equipe técnica reagiram. Javicia Leslie usou suas redes sociais para escrever um longo texto, onde cita a harmonia da equipe da série, e em um tom religioso, lamenta o final.

Leslie também respondeu diretamente aos fãs, citando uma frase da atriz Viola Davis como a melhor maneira de resumir o sentimento.

“E para os fãs… Uau… Eu choro pensando em todas as suas mensagens, tweets, DMs e cartas!! Vocês todos me lembraram porque o que fazemos é tão importante. @ViolaDavis disse recentemente em uma entrevista quando perguntado o motivo da representação ser importante: ‘você precisa ver uma manifestação física do seu sonho. Há algo em ver alguém que se parece com você que o torna mais tangível’… Aplausos para o que vem a seguir.”

Camrus Johnson, que interpreta Luke Fox/Batwing, reflete o fato de ter interpretado um super-herói negro na TV, e agradece a Warner e a CW por isso. “Um super-herói negro, algo que sempre tivemos muito pouco e sempre quisemos muito mais. Obrigado ao meu elenco, equipe, Caroline, Equipe Berlanti, DC, WB e CW pelas risadas e portas abertas”, disse o ator. 

Já Nick Creegan, que deu vida a Marquis Jet, agradeceu na ocasião por ter interpretado o primeiro Coringa negro na história. “É com imensa gratidão que agradeço a todos os fãs, toda a equipe e meus colegas de elenco por fazer da Batwoman uma das melhores experiências da minha vida. ter sido o primeiro Coringa negro é um sonho. enquanto não haverá uma temporada 4, o próximo capítulo será lendário.”

O perfil da sala de roteiristas da série também se pronunciou, e agradeceu aos fãs por todo suporte que eles deram em todas as temporadas. “Obrigado fãs, amigos, equipe, elenco. Sempre te amaremos, sempre torceremos por vocês e nunca lhes esqueceremos. Fãs de #Batwoman, somos eternamente gratos. Foi um passeio divertido e vocês o tornaram muito melhor ao nosso lado”, escreveu. 

Outros membros da equipe “Batwoman” comentaram sobre a notícia do cancelamento do programa. Confira:

Sair da versão mobile