BBC faz primeiro ao vivo com 5G, mas pacote de dados acaba no meio da transmissão

Existe um segredo por trás de todos os benefícios das redes 5G que estão, aos poucos, começando a funcionar ao redor do mundo: toda essa velocidade extra e banda irão tornar muito difícil não estourar os pacotes de dados, como a BBC descobriu recentemente durante sua primeira transmissão ao vivo usando 5G. Hoje, a EE, […]
Repórter da BBC Rory Cellan-Jones durante transmissão ao vivo via 5G
BBC

Existe um segredo por trás de todos os benefícios das redes 5G que estão, aos poucos, começando a funcionar ao redor do mundo: toda essa velocidade extra e banda irão tornar muito difícil não estourar os pacotes de dados, como a BBC descobriu recentemente durante sua primeira transmissão ao vivo usando 5G.

Hoje, a EE, uma operadora do Reino Unido, lançou sua rede 5G em seis cidades do país, incluindo Belfast, Birmingham, Cardiff, Edimburgo, Londres e Manchester. Para ajudar a ilustrar uma das maiores vantagens do 5G em relação a outras gerações de redes móveis — principalmente a habilidade de entregar velocidades de banda larga sem usar fios –, a BBC colocou o repórter Rory Cellan-Jones para fazer uma reportagem ao vivo durante o programa BBC Breakfast que seria transmitida pela rede 5G da EE.

 


Tradução: A primeira rede 5G comercial da Grã-Bretanha foi lançada hoje e estamos a utilizando para a nossa transmissão. Momento histórico @BBCNews @BBCRoryCJ @BBCBreakfast

Você pode assistir ao trecho do programa aqui. A qualidade da imagem é excelente, sem interferências de compressão, engasgos ou congelamentos aleatórios que acontecem com frequência quando transmissões ao vivo são feitas via redes 4G ou 3G. Mas a primeira rede 5G da EE não é perfeita. Enquanto testavam um dos primeiros smartphones 5G disponíveis no mercado atualmente, Jones descobriu que a velocidade aumentava ou diminuía dependendo de onde ele ficava — um problema que deve ser aliviado depois que as torres 5G se tornem mais predominantes e ofereçam cobertura ampla e confiável.

No entanto, o quadro do BBC Breakfast foi adiado em 15 minutos quando o equipamento de celular (oferecido pela Huawei) que estavam usando para fazer a transmissão parou de funcionar repentinamente. Mas não era um problema com a rede 5G em si; o chip SIM utilizado para a transmissão ao vivo simplesmente tinha atingido o limite de dados, o que será um problema que os usuários enfrentarão quando inevitavelmente começarem a assistir filmes 4K na Netflix pelo smartphone enquanto vão para o trabalho.

As operadoras já estão cobrando valores adicionais para permitir que os smartphones atuais utilizem as redes 5G. Prepare-se para contas de celular ainda mais caras, principalmente com um consumo maior de dados.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas