A promessa de expandir o BBM para novas plataformas ainda no verão (do hemisfério norte) será, afinal, cumprida pela BlackBerry. A empresa anunciou que o seu famoso app de mensagens chegará ao Android e ao iPhone no próximo fim de semana.

Donos de Android receberão primeiro o BBM, no sábado (21/9). Quem tem iPhone terá que esperar um dia a mais, já que o app só sai no domingo (22/9).



O BBM é bem antigo e por bastante tempo foi um dos pontos altos da BlackBerry. Ele oferece notificações de envio, leitura e digitação, permite compartilhar imagens, voz e arquivos, e a criação de grupos com até 30 pessoas. Diferentemente de apps mais recentes do gênero, como o WhatsApp, você adiciona contatos atrvés de um PIN, não usando seu email ou número do celular. O que é legal para adicionar pessoas recém-conhecidas ou casuais.

Se há alguns anos o BBM era algo quase único, hoje o nicho de apps de bate-papo está cheio. WhatsApp, Line, WeChat, Facebook e Hangouts se estapeiam pela preferência dos usuários. Fica a dúvida se a força do BBM será suficiente para ultrapassar a concorrência (a BlackBerry diz ter mais de 60 milhões de usuários só na sua própria plataforma), ou se ele será apenas mais um na multidão. [BlackBerry]