O Microsoft Office Web Apps, suíte online de aplicativos que concorrerá com o Google Docs, irá reduzir a distância entre os seus documentos do Office e a web, mas por enquanto só quem é convidado pode usar. No entanto, existe um truque simples para você conseguir um convite.

Como você pode ver no vídeo acima, tudo o que você precisa fazer é se logar no serviço SkyDrive da Microsoft usando uma conta Live (a sua conta do MSN/Live Messenger), mudar o idioma para inglês (em Opções -> Idioma) e então fazer o upload de algum arquivo do Word. Quando acabar o upload, o SkyDrive irá perguntar se você quer participar do programa Office Web Apps (veja a imagem abaixo).

Depois de aceitar o termo de compromisso, você poderá ver qualquer documento do Word, Excel ou PowerPoint a partir do seu navegador — oficialmente, o Internet Explorer, Firefox e Safari são suportados, mas o Web Apps funciona no Chrome também. Você poderá editar planilhas e apresentações nos formatos do Office 2007 (.xlsx e .pptx) e converter arquivos .xls e .ppt para estes formatos na própria interface do Web Apps; documentos do Word são somente-leitura por enquanto.

Se quiser, você pode alterar o idioma do SkyDrive de volta para o português: você ainda conseguirá acessar o Web Apps, mas a interface estará em inglês. [Digital Inspiration]