Na Brasil Game Show do ano passado, os youtubers chamaram mais atenção do que qualquer jogo mostrado na feira. Onde se via uma legião de pessoas (em sua maioria crianças e adolescentes), podia-se apostar que um deles estava por perto. Isso gerou até confusão e polêmica, quando a organização expulsou alguns youtubers do evento, em uma situação até hoje mal explicada.

O fato só destacou a importância cada vez maior que os youtubers têm e como é difícil para eventos de games lidar com esse fenômeno recente. “Não vi pessoalmente todo o ‘auê’, apenas vídeos de relatos de outros youtubers posteriormente”, fala Murilo Cervi — que é mais conhecido pelo canal Muca Muriçoca — ao Gizmodo. “Minha opinião é que muitos eventos não entenderam ainda a força popular que os youtubers possuem e deixam a desejar no esquema de suporte e segurança, mas faz parte do crescimento e mudança”, comenta.

Já um evento que parece entender melhor os youtubers é o XMA Mega Arena, que acontece entre os dias 30 de abril e 3 de maio, em São Paulo. Criado no ano passado e já em sua terceira edição, o XMA rapidamente se tornou um dos principais eventos de games no país, tanto que esse ano, além do evento na capital paulista, a organização irá expandir com uma edição também no Rio de Janeiro, que será realizada em junho.

O sucesso do XMA está no enfoque nas competições de eSports, com destaque para League of Legends, e agora também terá uma área para Minecraft. Não à toa, dois dos jogos que mais fazem sucesso entre os fãs de youtubers por aqui. Por isso eles são também destaque no evento. “Nosso carro-chefe são as disputadas de jogos eletrônicos, mas os youtubers nos acompanham desde a primeira edição”, explica o organizador do XMA, Felippe Corradini.

Na edição que acontece essa semana, serão mais de 50 youtubers presentes, se apresentando no palco ou rodando pela área do evento fazendo vídeos. Porém, após toda a confusão na BGS de 2014, como se preparar para que o mesmo não ocorra por lá? “O que podemos garantir é que nossa equipe está preparada para atender e receber os fãs”, fala Corradini. Apesar da resposta evasiva, o XMA parece ter o apoio dos próprios Youtubers, que o enxergam como um evento mais bem preparado para recebê-los.

Um deles é o Muca Muriçoca. “A XMA foi planejada e pensado para atender os youtubers e fãs de youtubers desde a primeira edição”, comenta. Isso quer dizer que o XMA é melhor para comportar o youtubers e seu público? “Não sei se ‘melhor’ seria o adjetivo correto, mas a XMA divulga publicamente seus youtubers convidados, diferentemente da BGS que, talvez, não tenha essa ação como um dos focos em sua feira”, responde Muriçoca. Mas ele também defende a BGS, ao afirmar que a feira acrescenta muito para os youtubers e vice-versa. “Porém, para isso cada um precisa saber qual seu papel e respeitar os espaços”, completa.

No XMA Mega Arena, além de Muça Muriçoca, outros youtubers famosos como Cellbits (que, por sinal, foi uma das pessoas expulsas na BGS), Irmãos Piologo, Cauê Moura e Gordox estarão por lá. Porém, uma falta sentida entre esses nomes é o de Zangado, que tem como principal característica usar sempre uma máscara de Guy Fawkes (ou, para alguns, a “máscara do V de Vingança”). Ele começou a fazer vídeos para o youtube em 2010 e, hoje, com mais de 10 milhões de views por mês e mais de 2 milhões de pessoas inscritas em seu canal, é um dos mais famosos youtubers aqui no Brasil.

A razão de Zangado não ir ao XMA é por ele ter uma abordagem diferente para esses eventos. “Eu nunca participei de um evento que seja só apresentação no palco. Tenho feito eventos para ouvir os fãs, falar com eles e ter um feedback sobre o canal”, diz. Por esse mesmo motivo, ele escolhe os eventos dos quais vai participar (ele esteve na BGS de 2013, mas não foi na do ano passado).

Ainda assim ele sempre atrai centenas de fãs quando comparece e quando pergunto se esses eventos estão preparados para receber os youtubers, ele responde que alguns sim, outros não. “Eu tento optar pelos que oferecem segurança”. Zangado está sempre com pelo menos três seguranças, mas faz questão de ficar o maior tempo possível com os fãs.

Zangado também acredita os youtubers são uma atração a mais para o público, não a razão principal de todos estarem ali. “Eu acredito que a maioria vá para se divertir, jogar e se atualizar sobre os jogos e os youtubers são uma atração a mais”.

IMG_1483Sendo atrações principais ou não, é fato que os youtubers atraem para eventos como XMA e BGS um público equivalente ao número de views de seus canais. Por isso, mesmo com a polêmica da edição passada, a BGS desse ano deve mais uma ter os youtubers entre suas atrações, mas o que fica claro é que o XMA, tanto pela proposta de eSports quanto pela estrutura, parece ser um evento mais acolhedor aos fãs dos canais de vídeos.