_Mobilidade

Bicicleta-bala é o veículo movido por força humana mais rápido do mundo

A bicicleta Aerovelo Eta conseguiu atingir a velocidade máxima de 144 km/h.

Não tem nem espaço para sua bolsa e é difícil de usar para o transporte do dia a dia, mas pense na velocidade monstra que o Aerovelo Eta atingiu. A bicicleta estabeleceu um novo recorde de veículo mais rápido movido por força humana ao atingir a velocidade de 144 km/h. Isso é bem mais rápido do que é permitido na maioria das rodovias.

• Um novo recorde envolvendo mais de mil robôs dançando foi estabelecido
• Hoverboard que voa de verdade estabelece recorde mundial

O recorde foi quebrado durante o World Human Powered Speed Challenge, que aconteceu em Battle Moutain, em Nevada (Estados Unidos), e que fique claro: esta velocidade não foi atingida em uma descida. Para atingir esta alta velocidade foi necessário conhecimento e a energia do piloto Todd Reichert, que também é um dos cofundadores da Aerovelo, além de ter sido um dos desenvolvedores dos avanços tecnológicos da bicicleta.

O Eta pode possivelmente ser a bicicleta mais desconfortável feita pelo humano, mas o seu baixo centro de gravidade, pneus finos como uma navalha, quadro super leve e uma cobertura em formato de bala ajudam a minimizar o atrito e a resistência ao ar.

De fato, a quantidade de energia nas pedaladas necessárias para atingir a velocidade é equivalente a energia para iluminar três lâmpadas elétricas. Talvez nós devêssemos desistir da ideia dos carros elétricos e começar a pedalar por toda a parte.

[Aerovelo]

Foto do topo por Bas Meijer

Sair da versão mobile